04/11/2017 às 11:39, atualizado em 06/11/2017 às 17:54

UBS 3 de Planaltina ganhará sede definitiva

Unidade básica de saúde ocupará terreno cedido pelo Corpo de Bombeiros Militar. Aviso de licitação para as obras já foi publicado no Diário Oficial do DF

Por Da Agência Brasília

A unidade básica de saúde (UBS) 3 de Planaltina vai ganhar uma sede definitiva. O aviso para licitar as obras foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal dessa sexta-feira (3). Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o valor estimado da construção é de R$ 3.280.158,12 — provenientes de emenda parlamentar.

O edital e os anexos da concorrência pública — do tipo menor preço unitário — estarão no site da companhia a partir de terça (7). A licitação ocorrerá em 7 de dezembro, às 9 horas, na Sala de Licitações da companhia (Setor de Áreas Públicas, Bloco A, 1º andar).

De acordo com a Secretaria de Saúde, a UBS 3 será construída em um terreno do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. O lote, na Área Especial 9-A, no Setor Norte de Planaltina, foi cedido pela corporação à pasta. Segundo a Novacap, a unidade ocupará 715,96 metros quadrados (m²).

[Numeralha titulo_grande=” 715,96 m²” texto=”Área da nova sede da UBS 3 de Planaltina” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O prédio contará com recepção; salas de espera interna, de administração, de atividades coletivas, de vacinas; consultórios com sanitários para atendimentos de mulheres; consultórios odontológicos e sala de curativos; vestiários para funcionários; almoxarifado; sala de esterilização e guarda de materiais esterilizados; e fraldário.

Ainda conforme a Saúde, a área de abrangência permanecerá a mesma da atual: cerca de 500 pacientes atendidos diariamente por demanda espontânea (aqueles que não têm consulta marcada).

Como a unidade tem foco na prestação de atendimento eletivo (não urgente) de promoção e assistência à saúde em regime ambulatorial e na expansão da atenção primária à saúde, não há atendimentos de emergência. As especialidades ofertadas pela UBS 3 são: clínica médica, dermatologia, ginecologia, odontologia e pediatria.

Atendimento está distribuído nas UBS 2 e 4 de Planaltina

Depois de terem saído do antigo endereço, no Setor Tradicional, as equipes da UBS 3 foram remanejadas para outras duas unidades de Planaltina: a UBS 2 da Vila Buritis, que atende as Quadras 1, 2, 3 e 4, além do Setor Administrativo, e a UBS 4 de Mestre D’Armas, que abrange: Estâncias Planaltina, Residencial Sarandy, Vila Nova Esperança, Mansões do Itiquira, Setor de Mansões Mestre D’Armas e Condomínios Santa Mônica e Parque Mônaco I e II.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Antes de se instalar no terreno dos Bombeiros, a UBS 3 funcionará em um prédio da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos cedido à Saúde. A edificação, no Setor Residencial Leste, passa por adequações e deverá estar pronta para receber os servidores em 60 dias.

A mudança era necessária para que o serviço prestado nesse tipo de unidade fosse oferecido em um local com a infraestrutura adequada às demandas do modelo de atenção primária à saúde. A troca de endereço resultará em economia anual de R$ 177,6 mil aos cofres públicos.

Licitação para construção da UBS 3 de Planaltina

7 de dezembro (quinta-feira)

Às 9 horas

Na Sala de Licitações da Novacap (Setor de Áreas Públicas, Bloco A, 1º andar)

Edital e anexos no site da companhia a partir de 7 de novembro (terça-feira)

Mais informações: (61) 3403-2321 ou (61) 3403-2322 ou pelo e-mail ascal@novacap.df.gov.br