05/11/2017 às 16:12, atualizado em 06/11/2017 às 14:12

Flautista turca abre programação da orquestra sinfônica em novembro

Com quatro espetáculos gratuitos, agenda do mês também inclui Festival Brahms e parceria com projeto que reúne músicos do norte do País

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Das quatro apresentações da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro em novembro, três terão temáticas especiais. A primeira, nesta terça (7), leva o nome da ópera A Flauta Mágica, de Mozart, e terá a participação da flautista turca Sefika Kutluer, solista convidada da noite.

Edição de arte/Agência Brasília

Última ópera do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, A Flauta Mágica é um conto de fadas em dois atos. A história de uma donzela em perigo que deve ser salva por um príncipe com o instrumento musical esconde símbolos da maçonaria. O autor era participante da instituição.

Além da abertura da ópera, a flautista tocará as peças Minueto de Sefika e Outono em Buenos Aires, feitas por José Elizondo como parte do disco Sefika Kuluer: Latin Romance, que o compositor mexicano produziu para ela.

A apresentação terá ainda as performances de Libertango, de Astor Piazzolla; da abertura de Yunus Emre, de Ilyas Mirzayev; e Sinfonia nº 9 Opus 95 ou Sinfonia do Novo Mundo, de Antonín Dvo?ák. A regência será do maestro Cláudio Cohen.

Na segunda terça-feira do mês (14), a orquestra se exibirá em parceria com o projeto Música na Estrada, que ocorre no norte do País, com apoio do governo federal.

O maestro paraense Miguel Campos Neto fará a regência de L’après-midi d’un Faune, de Claude Debussy; de Saudades de Belém, de Pierre Thiloy; da peça Concertante para Trombone Baixo e Cordas, de Fernando Morais; e da Sinfonia nº 4, de Tchaikovsky.

O terceiro e último dia de apresentações temáticas será em 28 de novembro, com o Festival Brahms, em que serão tocadas duas obras de Johannes Brahms: Sinfonia nº 4 Opus 98 e Abertura do Festival Acadêmico. A regência será novamente do maestro Cohen.

Apenas a apresentação de 21 de novembro não terá um tema para a escolha das músicas, que serão regidas pelo condutor e compositor alemão Matthias Manasi. Integram o programa o Concerto para violino Opus 35, de Erich Wolfgang Korngold, e a Sinfonia nº 1 Opus 39, de Jean Sibelius.

Todos os espetáculos ocorrerão no Cine Brasília (106/107 Sul), a partir das 20 horas, com entrada franca.

orquestra sinfonica teatro nacional claudio santoro programacao novembro 2017

Edição: Marina Mercante