06/11/2017 às 18:59

Caesb aumenta capacidade de produção de água

Em menos de um ano, mais de 1.576 litros por segundo foram colocados no sistema. Aumento foi possível por meio de obras como o Subsistema do Bananal, a ETA do Lago Norte e outras captações menores

Por Da Agência Brasília, com informações da Caesb

Em menos de um ano, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) aumentou a capacidade de produção de água nova em 16,5% — de 9,5 mil litros por segundo (l/s) para 11.076 l/s.

Esse ganho foi obtido graças a obras como a do Subsistema do Bananal, que entrou em operação em 30 de outubro, e a da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Lago Norte, inaugurada no dia 2 do mesmo mês.

O acréscimo na produção, de acordo com a companhia, seria suficiente para abastecer uma população de aproximadamente 880 mil habitantes, o que representaria as Regiões Administrativas de Ceilândia, de Samambaia e do Recanto das Emas.

Outras captações de água no DF

Desde novembro de 2016, cerca de 15 mil moradores do Gama já são abastecidos pelo Córrego Crispim, do qual estão sendo captados cerca de 30 litros por segundo. A água passa por tratamento e depois é encaminhada ao Reservatório do Gama, de onde é distribuída aos habitantes.

Outra medida foi a reativação da captação no Rio Alagado, no Gama. Estão sendo captados 60 l/s, que beneficiam cerca de 30 mil pessoas da região. Para isso, a Caesb restaurou uma unidade de tratamento, o que melhorou a infraestrutura do local.

A Caesb também fez melhorias na captação do Córrego Cabeça de Veado, que nasce dentro de área protegida, passa perto do Jardim Botânico e do Lago Sul e depois deságua no Lago Paranoá.

Em São Sebastião, foi ativado um poço, com capacidade de produção de 12 litros de água por segundo. Esse poço contribui para o abastecimento da região administrativa, beneficiando 4 mil pessoas.

Outra obra foi a interligação do Condomínio Total Ville ao Polo JK, que colabora com 8 litros por segundo.