10/11/2017 às 20:03, atualizado em 13/11/2017 às 10:21

Banco de imagens do governo de Brasília chega a 10 milhões de visualizações

Número foi atingido em 2 anos e 9 meses de produção da Agência Brasília. Arquivo oficial têm mais de 38,5 mil fotografias, como as que registraram a passagem da tocha olímpica pela cidade

Por Nilson Carvalho, da Agência Brasília

O banco de imagens da Agência Brasília atingiu nesta semana 10 milhões de visualizações. Desde fevereiro de 2015, foram, em média, 10 mil visualizações diárias do material oficial produzido nesses dois anos e nove meses.

Cobertura da passagem da Tocha Olímpica por Brasília: 213 fotos publicadas em 18 horas de cobertura

Passagem da tocha olímpica por Brasília: 213 fotos publicadas em 18 horas de cobertura. Foto: Andre Borges/Agência Brasília – 3.5.2016

São mais de 38,5 mil fotografias catalogadas em álbuns divididos por assuntos. O arquivo abrange coberturas de agendas oficiais do governador Rodrigo Rollemberg, como as do Fórum Permanente de Governadores, e de pautas sobre serviços do Executivo para o cidadão e temas de interesse público.

Para hospedar o banco, é utilizada a plataforma gratuita Flickr, na qual já havia uma conta desde 2011 e implementada efetivamente nesta gestão.

A escolha dessa ferramenta segue tendência mundial para fornecimento de material fotográfico à imprensa e ao público em geral. A Casa Branca, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, são exemplos de instituições que usam a mesma estrutura para distribuir fotografias oficiais.

No Brasil, também a adotaram o Palácio do Planalto, governos estaduais e entidades representativas como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

Aproveitamento pela imprensa nacional e mundial

Além da cobertura de rotina, a Agência Brasília publica conteúdos de grandes eventos ocorridos na capital federal. As imagens produzidas no Kick-off Meeting, em 2016, encontro preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água — que ocorrerá em março de 2018 —, e na Campus Party, em 2017, por exemplo, estão entre algumas das mais procuradas.

[Numeralha titulo_grande=”213″ texto=”Quantidade de fotos publicadas em 18 horas de cobertura da passagem da tocha olímpica em Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, o arquivo da passagem da tocha olímpica pela cidade é completo, com todos os pontos do percurso.

As dez partidas de futebol olímpico, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, foram cobertas em tempo real. O material foi utilizado por veículos de comunicação do Brasil e do mundo, com reprodução em sites e jornais canadenses, estadunidenses e de países africanos.

Como usar o banco de imagens da Agência Brasília

O acervo fotográfico da Agência Brasília pode ser acessado pelo Flickr ou pelo próprio site da agência, pela aba FotosDisponíveis em alta resolução, as imagens têm finalidade editorial. Os usos comercial e publicitário são vedados, e a citação do crédito é obrigatória.

As imagens têm legendas que contêm: identificação de tema, local, data, principais personagens das notícias, crédito do repórter fotográfico e, quando relacionadas a matérias, links para as páginas em que elas estão publicadas.

No álbum Nossa Brasília, há ainda registros da cidade fotografada pelos profissionais da agência.

Edição: Raquel Flores