15/11/2017 às 12:10, atualizado em 16/11/2017 às 11:09

Codeplan lança ferramentas que potencializam pesquisas sobre gestão

Sistemas apresentarão dados administrativos e estatísticos do governo e da população de Brasília, inclusive sobre orçamento público

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

O portal Brasília em Números recebeu duas novas ferramentas que potencializam as pesquisas sobre gestão pública. O Sistema de Informações Estatísticas do Distrito Federal (Siedf) e o Monitor do Mercado de Trabalho (MMT) foram lançados pela Companhia de Desenvolvimento do Distrito Federal (Codeplan) nessa terça-feira (14).

[Olho texto=”As novas ferramentas permitirão o cruzamento de dados entre as pesquisas disponíveis na plataforma” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Responsável pelo desenvolvimento do sistema, o gerente de Demografia, Estatística e Geoinformação da companhia, Alexandre Silva dos Santos, explica que a ideia é que todos os dados sigam um formato, o que deverá melhorar a qualidade das informações e facilitar o tráfego delas.

Os dados considerados sigilosos serão agrupados no portal, porém não estarão no modo público. “As pessoas autorizadas poderão levantar informações para usar como base em pesquisas”, observou ele.

Com os elementos levantados pela Codeplan sobre ocupações, a ferramenta do Monitor do Mercado de Trabalho vai também abastecer o Brasília em Números para disponibilizar as informações à população.

As novas ferramentas permitirão o cruzamento de dados entre as pesquisas disponíveis na plataforma. Um pesquisador poderá, por exemplo, filtrar informações sobre abastecimento de rede elétrica e a região administrativa para descobrir a porcentagem de moradias abastecidas.

Edição: Vannildo Mendes