23/11/17 18:45
Atualizado em 23/11/17 às 20:49

Chuvas na última semana de novembro estão dentro do previsto

Informação foi dada pelo Inmet ao governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, em reunião na sede do instituto na tarde desta quinta (23)

Para avaliar a situação climática do Distrito Federal, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg reuniu-se com o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Francisco de Assis Diniz, na tarde desta quinta-feira (23). O encontro ocorreu na sede do instituto.

Chuvas na última semana de novembro estão dentro do previsto
Governador Rodrigo Rollemberg reuniu-se com o diretor do Inmet, Francisco de Assis Diniz, para avaliar a situação climática do DF. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Na saída, o governador disse que estão previstas chuvas dentro da normalidade na última semana de novembro, e, na primeira de dezembro, devem ter maior intensidade.

“Vamos esperar que se confirme, porque, com isso, teremos aumento no volume das águas na Barragem do Descoberto.”

A previsão para o fim de novembro condiz com as chuvas do mês até o momento, que ficaram dentro da média normal.

Rollemberg também falou sobre medidas para aumentar a capacidade de abastecimento no DF.

“Já inauguramos duas unidades de captação e de tratamento [Subsistema do Bananal e Estação de Tratamento de Água do Lago Norte]. Com isso, fazemos com que cidades abastecidas pelo Reservatório do Descoberto recebam pelo de Santa Maria”, exemplificou.

O governador disse ainda que a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e a Companhia de Saneamento Básico do DF (Caesb-DF) trabalham com os irrigantes da região do Descoberto para que a água seja usada com mais eficiência.

“Concluímos o terceiro ano seguido com volume de chuvas abaixo da média histórica, mas estamos otimistas com a previsão de chuvas associada com as medidas tomadas para garantir o abastecimento da população”, finalizou Rollemberg.

Edição: Raquel Flores

Galeria de Fotos

Chuvas na última semana de novembro estão dentro do previsto