23/11/2017 às 12:23, atualizado em 23/11/2017 às 17:25

Hospital da Criança fez 2,5 milhões de atendimentos em seis anos

Cerimônia na manhã desta quinta-feira (23) marcou o aniversário da unidade, que recebe obras de ampliação

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

Em seis anos de existência, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar fez 2.562.851 atendimentos, incluindo consultas, sessões de quimioterapia, internações, tomografias e cirurgias ambulatoriais.

Cerimônia na manhã desta quinta-feira (23) marcou o aniversário do Hospital da Criança de Brasília José Alencar , que recebe obras de ampliação. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da celebração.

Cerimônia na manhã desta quinta-feira (23) marcou o aniversário do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, que recebe obras de ampliação. O governador Rodrigo Rollemberg participou da celebração. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Somente em outubro deste ano, foram mais de 38 mil atendimentos, entre eles 23 mil exames laboratoriais e 6 mil consultas médicas.

“O que torna este hospital uma referência mundial não são os equipamentos modernos que ele tem, mas os servidores e o desejo de servir muito bem a população de Brasília”, enfatizou o governador Rodrigo Rollemberg, que participou da celebração de aniversário na manhã desta quinta-feira (23).

A solenidade no hall da unidade de saúde contou com a banda sinfônica e o coral do Centro de Ensino Fundamental 11 do Gama. Um grupo de balé formado por crianças em tratamento também se apresentou.

A pediatra Luciana Monte é voluntária desde o início do projeto Balé na Pontinha do Pé, há um ano. “A iniciativa foi criada para trazer mais leveza para as crianças. É uma alegria ver este hospital, que tem medicina de qualidade e humanizada, crescer cada vez mais”, disse a médica.

Na festa de aniversário, também estavam voluntários do Doutores com Riso, grupo que atua no hospital por meio de uma parceria com a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Homeopatias (Abrace).

Obras do Bloco 2 estão 91% executadas

O chefe do Executivo aproveitou a visita para vistoriar as obras do Bloco 2 do hospital, que estão 91% executadas.

[Olho texto='”O que torna este hospital uma referência mundial não são os equipamentos modernos que ele tem, mas os servidores e o desejo de servir bem a população”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A nova área terá 220 leitos; 67 consultórios ambulatoriais; centro cirúrgico com quatro salas; laboratórios; serviços de hemodiálise, hemoterapia e quimioterapia; entre outros espaços.

“É um sonho que está sendo realizado. A obra física estará pronta até o fim do ano, e, nos primeiros meses de 2018, serão colocados o mobiliário e os equipamentos para que o espaço possa ser inaugurado”, destacou Rollemberg.

O Bloco 1 do hospital foi construído em 7 mil metros quadrados e tem 30 consultórios médicos e 18 leitos de internação.

Ao lado de engenheiros responsáveis pela obra, o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, acompanhou a visita. “Essa excelência que o hospital da Criança tem é porque temos muito eficiência na gestão”, ressaltou.

Hospital da Criança é gerido em parceria com a sociedade civil

Inaugurado em 23 de novembro de 2011, o hospital foi construído pela Abrace e doado ao governo de Brasília.

O recurso para a obra, de R$ 15 milhões, foi obtido por doações. Atualmente, a gestão está a cargo do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe).

Por ser de especialidades, a unidade não atende emergências — os pacientes chegam encaminhados pelas unidades básicas de saúde (UBS).

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg na comemoração dos 6 anos do Hospital da Criança.

Edição: Marina Mercante