27/11/2017 às 21:29

Vice-primeiro-ministro da República da Belarus é recebido no Buriti

Em visita oficial ao Brasil para buscar cooperação entre os dois países, Anatóly Kalinin encontrou-se nesta segunda (27) com os chefes da Casa Civil e da Assessoria Internacional do governo de Brasília

Por Da Agência Brasília, com informações da Assessoria Internacional

Em visita oficial ao Brasil, o vice-primeiro-ministro da República da Belarus, Anatóly Kalinin, foi recebido pelo chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Sérgio Sampaio, no Palácio do Buriti nesta segunda-feira (27).

O vice-primeiro-ministro da República da Belarus, Anatóly Kalinin, foi recebido pelo chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Sérgio Sampaio, e pelos chefes de gabinete da Governadoria, Alden Mangueira, e da Assessoria Internacional, Renata Zuquim.

O vice-primeiro-ministro da República da Belarus, Anatóly Kalinin, foi recebido pelo chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Sérgio Sampaio, e pelos chefes de gabinete da Governadoria, Alden Mangueira, e da Assessoria Internacional, Renata Zuquim. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O encontro visou afinar as relações bilaterais e estabelecer parcerias econômicas e sociais entre os dois países. 

Kalinin destacou o interesse da Belarus em estabelecer relações comerciais de importação com o Brasil, inclusive com o DF. Segundo ele, o farelo de soja é o seu principal produto de importação, e a matéria prima brasileira é de grande importância para a economia do seu país.

O vice-primeiro-ministro bielorrusso salientou, ainda, o interesse dos produtores no mercado brasileiro de fertilizantes, de artigos petroquímicos e o de máquinas agrícolas.

Além disso, ele mencionou que a Belarus faz parte da União Econômica Eurasiática (UEE), composta por cinco países membros (Armênia, Belarus, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão) — o equivalente a uma população de 180 milhões de habitantes.

Essa localização estratégica, segundo Kalinin, pode ser um ponto positivo para ligar o Brasil a demais países da Europa e da Ásia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O chefe da Casa Civil destacou que o desejo de ampliar os contatos bilaterais em todas as áreas é mútuo, especialmente em relação à economia e ao comércio, e que o governo de Brasília está disponível para parcerias.

Sérgio Sampaio lembrou da AgroBrasília — Feira Internacional dos Cerrados e do Fórum Mundial da Água, ambos em 2018, para os quais o país está convidado.

Presente na reunião, a chefe da Assessoria Internacional, Renata Zuquim, ressaltou antecedentes da relação entre Brasília e a República da Belarus. Ela citou a abertura da embaixada bielorrussa para receber alunos da rede pública, por meio do programa Embaixadas de Portas Abertas e a exposição de acervo de arte da missão representativa do país membro da UEE no Palácio do Buriti.

As relações diplomáticas entre os dois países foram estabelecidas em 1992. Nos últimos anos, elas se aprofundaram com a instalação de embaixadas em Brasília (2010) e em Minsk (2011). O intercâmbio bilateral entre o Brasil e a Belarus somou 441 milhões de dólares em 2016.

Também acompanharam a reunião o embaixador da Belarus no Brasil, Aleksandr Tserkovsky, o representante do Itamaraty, Diego de Souza, e o chefe de gabinete da Governadoria, Alden Mangueira.