01/12/2017 às 12:41, atualizado em 01/12/2017 às 13:57

Bacia do Descoberto recebe mil mudas do Cerrado neste sábado (2)

Plantio faz parte da programação da Virada do Cerrado, que prevê a distribuição de 4 mil plantas nativas do bioma em vários pontos do DF

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

Reserva biológica da orla do Lago Descoberto, ao lado da barragem, receberá neste sábado (2) cerca de mil mudas de árvores do Cerrado. O plantio faz parte da programação da Virada do Cerrado, que ocorreu em setembro em várias regiões administrativas de Brasília.

O projeto é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e conta com o auxílio de comitês criativos, que representam cada cidade participante da Virada.

As mudas serão plantadas das 8h30 às 12h20, no Incra 9. A comunidade local está convidada a participar do mutirão, que terá a colaboração de alunos de uma faculdade particular e do comitê criativo de Brazlândia.

No mesmo dia, a nascente do Ribeirão Santa Maria também receberá mudas do Cerrado com ação dos comitês do Altiplano Leste e Santa Maria.

Serão mais de 4 mil plantas distribuídas em diversos pontos do Distrito Federal, entre área urbana, meio rural, nascentes e unidades de conservação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com a coordenadora de Mobilização Socioambiental, da secretaria, Claudia Sachetto, o objetivo é compensar a emissão de dióxido de carbono equivalente aos três dias de atividades da Virada do Cerrado, em setembro, além de conscientizar os brasilienses sobre preservação ambiental.

Produtores rurais do Descoberto também vão receber 2 mil mudas e sementes da pasta do Meio Ambiente para plantá-las em córregos na região.

“Neste momento o trabalho é de recuperação do reservatório mais crítico do DF. Costumamos dizer que árvore é igual água: melhora o clima e o abastecimento”, compara Claudia.

Mutirões da Virada do Cerrado ocorrem desde 2015

O mutirão de plantio da Virada do Cerrado foi criado em 2015, logo após a primeira edição do evento. Desde então, já foram semeadas cerca de 7 mil mudas. A expectativa é que neste ano cheguem a 11 mil.

[Numeralha titulo_grande=”11 mil” texto=”Estimativa da quantidade de mudas plantadas no mutirão da Virada do Cerrado desde 2015″ esquerda_direita_centro=”direita”]

No domingo (3), será a vez de Planaltina. Em Samambaia, as lideranças farão o plantio em 5 de dezembro. Já nas comunidades do Paranoá e de Taguatinga, ele está marcado para 10 de dezembro.

As mudas foram doadas pelo Jardim Botânico de Brasília e pelo Viveiro do Senado Federal. Também são parceiras da iniciativa as Secretarias da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; do Esporte, Turismo e Lazer; e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

A Novacap e a pasta da Agricultura oferecem maquinários e insumos, e a Secretaria do Esporte promoverá plantação em vilas olímpicas.

Mutirão de plantio de mudas do Cerrado na Bacia do Descoberto

2 de dezembro (sábado)

Das 8h30 às 12h30

No Incra 9, reserva biológica da orla do Lago Descoberto — ao lado da barragem, em Brazlândia

Edição: Raquel Flores