07/12/2017 às 18:51, atualizado em 08/12/2017 às 10:07

Angola busca parceria agrícola no DF para produção no país

Em reunião com o governador Rodrigo Rollemberg, nesta quinta-feira (7), ministro angolano da Agricultura e Florestas expressou interesse na criação de uma Emater africana e em estreitar cooperação

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

O governo de Angola busca parceria com agricultores de Brasília para produção no país africano. Em reunião com o governador Rodrigo Rollemberg, o ministro angolano da Agricultura e Florestas, Marcos Alexandre Nhunga, expressou o interesse em conhecer melhor as técnicas adotadas na produção rural do DF.

O governador Rollemberg em reunião com o ministro angolano da Agricultura e Florestas, Marcos Alexandre Nhunga, nesta quinta-feira (7) no Palácio do Buriti.

O governador Rollemberg em reunião com o ministro angolano da Agricultura e Florestas, Marcos Alexandre Nhunga, nesta quinta-feira (7), no Palácio do Buriti. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O encontro com a delegação angolana ocorreu na tarde desta quinta-feira (7), no Palácio do Buriti. O secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Argileu Martins, e o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Roberto Guimarães Carneiro, também estavam presentes.

Na ocasião, foi debatida uma possível ida de representantes do governo local e de empresários da agricultura para conhecer o país. Nhunga quer levar o conhecimento de agricultores brasilienses para Angola, assim como dar oportunidade para criação de novos negócios.

O ministro de Angola defende a agricultura como setor fundamental na atual etapa de desenvolvimento do país. O intuito é fortalecer a produção agrícola, capacitar os pequenos agricultores familiares e criar uma cadeia produtiva sustentável que possa desenvolver agronegócios.

Também houve um interesse na criação de uma extensão da Emater em Angola. Nesta sexta-feira (8), a delegação também vai visitar alguns terrenos da AgroBrasília. A proposta é que o governo angolano também venha participar do evento no ano que vem, além de ter contato prévio com os produtores.

Edição: Vannildo Mendes