07/12/2017 às 19:33, atualizado em 08/12/2017 às 10:18

Contribuintes receberão ligação da Secretaria de Fazenda para acertar débitos

A cobrança do IPVA atrasado será feita de segunda a sexta (das 9 às 20 horas) e no sábado (das 9 às 14 horas)

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Fazenda

A partir desta sexta-feira (8), a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, via setor de cobrança, passará a ligar para cerca de 65 mil contribuintes que não pagaram o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2017 e de exercícios anteriores.

As ligações vão ocorrer das 9 às 20 horas em dias uteis e aos sábados, das 9 às 14 horas. Os contatos sairão da Central de Atendimento 156 e, caso o resultado do ponto de vista da arrecadação seja satisfatório, a Fazenda deve repetir a ação mais duas vezes após os primeiros cinco dias.

Formato de mensagem

A ligação será uma mensagem de voz gravada com o seguinte texto:

“Prezado contribuinte, a Secretaria de Fazenda tem um recado importante para vocêNo início de 2018, serão inscritos em dívida ativa débitos do IPVA 2017. Então, verifique se você possui alguma parcela em atraso e, caso positivo, acesse www.fazenda.df.gov.br para emitir a segunda via do imposto. Também é possível imprimir o boleto, atualizado, em uma de nossas agências de atendimento ou nos postos do Na Hora. Evite transtornos. Pagando o IPVA em dia, você roda tranquilo e faz sua parte para garantir mais desenvolvimento para Brasília”.

Os débitos não quitados serão inscritos em dívida ativa já no primeiro semestre de 2018, momento em que os contribuintes não poderão mais assumir cargos públicos, usar créditos do Nota Legal ou participar de licitações públicas com o governo do DF.

As regras são as mesmas para as pessoas físicas e jurídicas. Em julho deste ano, a Fazenda já havia feito uma ação experimental de Cobrança de IPVA por e-mail e telefone. O trabalho resultou em mais de R$ 10 milhões aos cofres públicos no período de duas semanas.

2ª Via do Imposto

Caso o contribuinte tenha perdido o boleto ou não o tenha recebido, pode retirar a segunda via no menu Serviços, no Portal da Secretaria de Fazenda, nas Agências da Receita do Distrito Federal, nas lojas do BRB conveniência ou nos postos do Na Hora.