13/12/2017 às 22:27, atualizado em 19/02/2018 às 08:42

Escritura regulariza o templo da padroeira da visão em Samambaia

Documento que dá segurança jurídica à paróquia foi entregue pelo governador Rodrigo Rollemberg no dia de Santa Luzia. Capela São José também foi beneficiada

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

No dia dedicado a Santa Luzia, a paróquia que leva o nome da padroeira dos olhos e da visão, em Samambaia, recebeu a escritura que dá segurança jurídica ao templo. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, entregou, nesta quarta-feira (13), os documentos da entidade e da Capela São José.

Documento que dá segurança jurídica à paróquia foi entregue pelo governador Rodrigo Rollemberg no dia de Santa Luzia. Capela São José também foi beneficiada

Documento que dá segurança jurídica à paróquia foi entregue pelo governador Rodrigo Rollemberg no dia de Santa Luzia. Capela São José também foi beneficiada. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O recebimento ocorreu durante a missa em homenagem à santa, na noite desta quarta-feira (13). “É muita alegria, em um período de tanta dificuldade no País, entregar escrituras que ajudam a comunidade”, enfatizou o governador.

No processo de regularização fundiária de terrenos de entidades religiosas ou de assistência social, amparado pela Lei Complementar nº 806, de 12 de junho de 2009, mais de 110 instituições foram beneficiadas desde 2015.

Os terrenos das igrejas contempladas hoje foram vendidos com o valor de mercado de 2006, mais correção monetária. O preço reduzido é amparado na lei para lotes dessas entidades, ocupados até 2006 em áreas públicas ou da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

O presidente da agência, Júlio César de Azevedo, também participou do ato. “Viemos, com muita humildade, corrigir um erro histórico de Brasília. Deveria haver um planejamento para terrenos de igrejas e templos na criação da cidade”, defendeu.

Agradecido, o bispo Dom José Aparecido reconheceu a sensibilidade do governo em relação ao tema. “Nós rezamos para dar força e apoio para que o governador continue ajudando a comunidade.”

Edição: Vannildo Mendes