14/12/2017 às 16:02

Ceilândia receberá mais um papa-entulho

Região já conta com duas unidades para recebimento de entulhos, móveis, restos de poda, materiais recicláveis e óleo de cozinha. Terceira será instalada na QNM 27

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Ceilândia ganhará mais um papa-entulho — espaço para recebimento de entulhos, móveis, restos de poda, materiais recicláveis e óleo de cozinha. O aviso de abertura do pregão eletrônico para contratação da empresa que construirá o espaço foi publicado no Diário Oficial do DF dessa quarta-feira (13).

O novo papa-entulho ficará na QNM 27 e tem o valor estimado em R$ 233.776,49, com recursos de emenda parlamentar. De acordo com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Ceilândia é a região administrativa com maior produção de resíduos da construção civil no DF.

As empresas interessadas em participar da licitação devem encaminhar as propostas exclusivamente por meio do sistema eletrônico, até a data e o horário marcados para abertura da sessão.

A sessão pública ocorrerá em 26 de dezembro, às 9h30, no Portal de Compras do Governo Federal. Na página também pode ser consultado o edital do pregão — disponível ainda no site do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Os interessados podem entrar com contato com a autarquia por telefone (3213-0200 ou 3213-0194), de segunda a sexta-feira, das 9 horas ao meio-dia e das 14 às 17 horas, para ter mais informações e tirar dúvidas.

DF tem sete papa-entulhos

O Distrito Federal conta com sete papa-entulhos, todos inaugurados neste ano. Juntos eles receberam, até novembro, 1.229 toneladas de resíduos:

  • 2 em Ceilândia (na QNN 29 e na QNP 28)
  • 1 em Taguatinga (QNG 47, Área Especial 9, às margens da BR-070)
  • 1 em Brazlândia (Área Especial 2, Lote K, Setor Norte)
  • 1 no Gama (Avenida Contorno, Lote 2)
  • 1 no Guará (SRIA II QE 25, Área Especial do Cave, ao lado da Feira Permanente, no Guará 2)
  • 1 em Planaltina (Setor Norte, Área Especial 2, Lotes 11/12, próximo ao 14° Batalhão de Polícia Militar)

A gestão dos espaços é feita pelo SLU. Nas unidades, cada pessoa pode entregar, diariamente, até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa d’água de mil litros) de resíduos de construção, volumosos (como móveis) e restos de podas. Também são aceitos recicláveis, desde que estejam separados e limpos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O funcionamento é de segunda a sábado, das 7 às 18 horas. As estruturas contam ainda com escritório de apoio aos trabalhadores, área coberta para recebimento de recicláveis e baias para materiais volumosos e de podas. Há ainda caçambas para descarte de resíduos.

Na nova unidade a ser construída em Ceilândia, o projeto também contempla dois banheiros e dois escritórios.

Nos papa-entulhos, é possível entregar óleo usado em frituras, por meio do Projeto Biguá, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

Edição: Paula Oliveira