18/12/2017 às 10:14

Cerca de 2,4 mil pessoas participarão de ceias natalinas em restaurantes comunitários

Unidades da Estrutural, do Itapoã, de Planaltina, do Recanto das Emas, de Samambaia e de Santa Maria farão os jantares especiais ao longo desta semana. Famílias foram selecionadas pelos Cras

Por César Filho, da Agência Brasília

Seis restaurantes comunitários do Distrito Federal oferecem, nesta semana, uma ceia natalina gratuita para famílias socialmente vulneráveis cadastradas no CadÚnico, cadastro único do governo de Brasília.

A unidade de Planaltina é a primeira a receber o jantar, nesta segunda-feira (18). Na terça (19), é a vez de Samambaia e Santa Maria. Na quarta (20), o evento ocorre no Itapoã. Na sexta (22), no Recanto das Emas, e, no sábado (23), a ação se encerra na Estrutural. O jantar será servido das 19 às 21 horas.

Os convidados a participar das ceias foram selecionados pelos centros de referência e assistência social (Cras).

De acordo com a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, responsável pela iniciativa, devem participar dos jantares 2,4 mil pessoas, aproximadamente 400 em cada uma das regiões administrativas.

Este é o segundo ano da ação, que, em 2016, foi promovida apenas na Estrutural e atendeu cerca de 400 moradores.

Alimentos são doados pelas empresas que administram os restaurantes comunitários

Os cardápios serão diferenciados em cada restaurante, pois os alimentos são provenientes de doações das empresas que administram cada local, mas todos os jantares compõem as características de uma ceia natalina. Algumas regiões também receberão apresentações de músicos locais.

“A intenção da ceia é aproximar a comunidade, que, muitas vezes, não tem condições econômicas ou emocionais. É dar a oportunidade de ser feita uma ceia com os familiares”, diz Maurício Paes Martins, subsecretário de Segurança Alimentar e Nutricional.

Edição: Marina Mercante