Políticas do DF voltadas aos jovens ganham reforço com parceria internacional
Acordo foi assinado pelo governo de Brasília, pelas Nações Unidas e pela Agência Brasileira de Cooperação
A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude assinou o primeiro acordo de cooperação internacional da história do órgão.
Com vigência de dois anos, o documento firma parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) para fortalecer as políticas públicas voltadas à adolescência e juventude do Distrito Federal.
O acordo, assinado nessa quarta (21), tem como público-alvo, entre outros, adolescentes atendidos pelo sistema socioeducativo, pelos centros de juventude e por programas como o Jovem Candango.
Leia também
Uma das frentes de trabalho será a elaboração de conteúdos de programas e iniciativas voltados para os jovens.
Outro eixo prevê técnicas de abordagem dos adolescentes atendidos pelo sistema socioeducativo e das respectivas famílias, com ênfase nos marcos legais e de direitos humanos.
A parceria também pretende trabalhar a metodologia de participação de adolescentes no âmbito do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente do DF.
Ainda estão previstas ações em temas como:
- Formação inicial em direitos humanos
- Saúde e habilidades para a vida
- Saúde sexual e reprodutiva
- Equidade de gênero e raça
- Resolução de conflitos
- Prevenção da violência de gênero e sexual
- Prevenção da gravidez não planejada na adolescência
“Essa parceria vai nos proporcionar metodologias mais atuais para entender e chegar ao jovem com aquilo de que ele precisa, além de todo um monitoramento dos resultados”, diz o secretário de Políticas para Crianças, Aurélio Araújo. As ações fazem parte do programa de governo Criança Candanga.