01/01/2018 às 01:13, atualizado em 02/01/2018 às 10:30

Chegada de 2018 é celebrada na Esplanada dos Ministérios por 40 mil pessoas

À meia-noite, show pirotécnico anunciava o início do novo ano. Contagem regressiva foi feita pela cantora paraense Joelma

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Por 10 minutos, as atenções do público que ocupava o gramado em frente ao Museu Nacional voltaram-se para o céu de Brasília.

Queima de fogos na Esplanada dos Ministérios marcou a entrada de 2018.

Queima de fogos na Esplanada dos Ministérios marcou a entrada de 2018. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Com diversas cores e formatos, os fogos de artifício anunciavam a chegada de 2018. Minutos antes, no palco, a cantora Joelma fez a contagem regressiva para o novo ano.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, 40 mil pessoas participaram da festa.

Expoente da música regional do Pará, a cantora iniciou o show por volta das 23h20 com a música Voando pro Pará. Toda de branco, Joelma surgiu para a plateia que, eufórica, entoava as canções.

“Fiquei muito feliz ao ser convidada para fazer a contagem regressiva. Subo no palco com alegria, respeito ao público, muita dança e alto astral”, disse Joelma.

Antes, às 21h10, Alcione, a Marrom, se apresentou. A cantora, que foi a primeira atração nacional da noite, levou ao público canções de sua carreira, como Juízo Final, Mulher Ideal e Meu Ébano.

Alcione abriu os shows na festa de ano-novo na Esplanada dos Ministérios. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasilia

Alcione abriu os shows na festa de ano-novo na Esplanada dos Ministérios. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasilia

“Sei que aqui tem muito nordestino, muito maranhense. Me sinto em casa”, disse antes do espetáculo.

Nos intervalos e troca de palco, o DJ Hool Ramos foi o responsável por animar a festa.

O ápice das festividades na Esplanada dos Ministérios se deu à meia-noite, mas a festa começou bem antes.

Atrações locais subiram ao palco a partir das 19 horas de sábado (31). A primeira a cantar foi Célia Porto. Essa foi a terceira vez dela no tradicional réveillon da Esplanada.

“É sempre uma delícia cantar para um público como este. Foi muito bom, o espírito da festa é de amor e paz”, comentou após se apresentar.

Fãs de Joelma

Os amigos Natiel Henrique Brito, de 22 anos, e Joyce Gonçalves, de 20 anos, vieram de Minas Gerais para assistir à apresentação de Joelma.

Eles se conheceram no ano passado e têm em comum a paixão pela cantora. Ele, cuidador de idosos, e ela, vendedora, contaram que sempre que podem viajam pelo Brasil para ver os shows da paraense.

“Quando saiu na internet que ela se apresentaria aqui, marcamos rapidamente passagem e hotel”, disse Natiel, que não conhecia a capital federal.

Joelma fez a contagem regressiva para a chegada de 2018

Joelma fez a contagem regressiva para a chegada de 2018. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Joyce, que já esteve em Brasília, contou que chegaram de ônibus às 6 horas e da rodoviária interestadual partiram direto para o aeroporto para acompanhar a chegada de Joelma em solo candango.

Na Esplanada, os dois amigos estavam desde as 18 horas aguardando o tão esperado show.

“Será o primeiro réveillon com ela. A expectativa é a melhor possível”, afirmou Natiel, que dividia com a amiga um espaço na grade próximo ao palco.

A poucos metros deles, integrantes do fã-clube Marabelém da Joelma também aguardavam na grade a apresentação da cantora.

O estudante de educação física Hiago Garcia, de 23 anos, preside o grupo. “Vai ser o melhor show de todos, passar a virada ao lado dela! Mais um sonho que a gente vai realizar”, comemorou Hiago, fã de Joelma desde os 8 anos.

Apoio do governo de Brasília

O Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar interditou o fluxo de veículos na zona central da capital federal para garantir a segurança do público.

O bloqueio começará a ser desfeito a partir das 5 horas de segunda-feira (1º). A liberação completa da via deverá ser finalizada às 7 horas.

Enquanto durar a interdição, os carros não poderão circular no Eixo Monumental, entre a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida (Catedral de Brasília) e a Rodoviária do Plano Piloto (Via S1).

As vias centrais de ligação entre a L2 Sul e a L2 Norte também foram fechadas, mas o trânsito foi liberado logo após a queima de fogos.

O gasto total com as festas de réveillon — estrutura, contratações e chamamento de artistas locais — foi de R$ 1.965.327,60.

Edição: Paula Oliveira