08/01/2018 às 10:01

Igualdade racial é tema de conferência em janeiro

O evento vai ser aberto ao público e ocorrerá em 12 e 13 de janeiro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Inscrições podem ser feitas pela internet ou presencialmente no primeiro dia do encontro

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

Em janeiro, lideranças da sociedade civil e representantes do governo se encontram em Brasília para dialogar sobre políticas públicas para o combate à discriminação no Distrito Federal.

Os debates sobre o enfrentamento ao racismo serão promovidos na quinta edição da Conferência Distrital de Promoção da Igualdade Racial.

O evento promovido pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos ocorrerá em 12 e 13 de janeiro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

[Olho texto=”“A conferência é um espaço para sociedade civil fazer a proposição para que o gestor público possa promover a política alinhada com o desejo da população”” assinatura=”Victor Nunes, subsecretário de Igualdade Racial” esquerda_direita_centro=”direita”]

Essa será uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Promoção de Igualdade Racial, em maio, também na capital federal.

O tema principal desta edição da conferência será Brasília na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos.

De acordo com o subsecretário de Igualdade Racial, Victor Nunes, o objetivo é debater políticas voltadas a população negra, cigana, indígena e quilombola do DF.

“A conferência é um espaço para sociedade civil fazer a proposição para que o gestor público possa promover a política alinhada com o desejo da população”, explica.

Para ele, o DF teve avanços no sentido de promover ações para combater o racismo com a criação da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin) em novembro de 2015, por exemplo.

A abertura do evento será na sexta-feira (12), às 19 horas, com a palestra Participação, controle social e construção de agenda nas políticas de igualdade racial no Distrito Federal, de Deise Benedito.

No sábado (13), haverá a eleição de 20 delegados, sendo 70% de representantes da sociedade civil e 30% do governo local.

A conferência é aberta ao público e as inscrições podem ser feitas pela internet por meio de formulário eletrônico.

5ª Conferência Distrital de Promoção da Igualdade Racial

De 12 a 13 de janeiro

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães

 

Inscrições

Pela internet

Até 11 de janeiro

Pessoalmente

Em 13 de janeiro

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães

 

Mais informações pelo telefone (61) 99161-5230

Edição: Paula Oliveira