10/01/2018 às 18:43

Cooperativas de catadores são treinadas para operar maquinário de galpões de triagem

Instruções sobre uso das esteiras foram apresentadas pelos fabricantes nesta quarta (10), no SIA. Próximo tema será o funcionamento de empilhadeiras

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Representantes das oito cooperativas de catadores de material reciclável que podem atuar nos cinco galpões de triagem alugados pelo governo de Brasília foram treinados na tarde desta quarta-feira (10) para operar as esteiras a serem usadas na separação dos resíduos.

Catadores iniciaram treinamento para operar as esteiras que serão utilizadas na separação de resíduos.

Catadores receberam treinamento para operar as esteiras que serão usadas na separação de resíduos. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

O treinamento, em um dos galpões no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), foi dado pelos fabricantes das máquinas, com a participação de servidores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Entre as questões abordadas estavam o funcionamento, a segurança e a manutenção preventiva dos equipamentos. Na sexta (12), eles tratarão do uso de empilhadeiras.

De acordo com o SLU, os cinco galpões deverão estar totalmente ocupados pelas oito cooperativas até a próxima semana.

Fechamento do lixão da Estrutural

A ocupação de galpões de triagem por catadores faz parte das medidas do governo de Brasília para desativar o aterro controlado do Jóquei, conhecido como lixão da Estrutural.

Como forma de compensá-los pela redução da demanda de resíduos devido à desativação gradual do lixão, os profissionais cadastrados das cooperativas que trabalharem nos galpões terão direito à compensação financeira temporária de R$ 360,75.

Além do que receberão pela venda do material reciclável, o governo pagará às cooperativas até R$ 350 por tonelada triada.

Edição: Raquel Flores