17/01/2018 às 18:44, atualizado em 17/01/2018 às 20:09

Posto de Águas Claras fez mais de 14 mil imunizações em cinco meses

À exceção da dose contra a raiva, são aplicadas todas as vacinas do calendário básico. Inaugurada em agosto, primeira unidade do tipo na região fica na Praça Rouxinol e funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

Desde que foi inaugurado, o posto de vacinação de Águas Claras ultrapassou a marca de 14 mil imunizações em cinco meses de funcionamento.

Posto de vacinação em Águas Claras fica na Praça Rouxinol.

Posto de vacinação em Águas Claras fica na Praça Rouxinol. Foto: Tony Winston/Agência Brasília – 14.8.2017

Instalada em um posto de polícia comunitária desativado, na Praça Rouxinol, a unidade pública de saúde oferece quase todas as vacinas do calendário básico — a única exceção é a dose contra a raiva.

“Quando esse posto começou a funcionar, notamos que o cartão de vacina de muitas crianças estava atrasado”, conta a supervisora de Serviços de Atenção Primária, da Secretaria de Saúde, Maria José Neiva.

“Agora, como o serviço está mais próximo dos moradores de Águas Claras, eles comparecem com mais frequência, e a maioria dos cartões está atualizada.”

Ela destaca a importância de a população se imunizar já que muitas doenças — como a poliomielite — foram erradicadas do Brasil, mas o risco permanece por não terem sido extirpadas de outros países.

“Febre amarela, hepatite B, tétano e sarampo, por exemplo, ainda existem no País, e o cuidado deve ser redobrado”, alerta Maria José.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O posto conta com dez profissionais — três enfermeiros e sete técnicos de enfermagem — e abre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, ininterruptamente.

A aplicação da BCG ocorre somente às terças e às quintas-feiras. Além da sala de imunização, há uma de acolhimento e dois banheiros.

Moradores da região, como a confeiteira Alessandra Duarte, de 40 anos, que reside bem próximo ao posto, aprovam a instalação do equipamento público.

“Quando estava gestante, precisei ir até Taguatinga para receber as imunizações e gastava mais de uma hora. Agora, levo apenas 20 minutos para trazer meu filho para ser vacinado.”

A iniciativa de utilizar o local, cadastrado pelo Ministério da Saúde, foi da Administração Regional de Águas Claras, que cedeu a estrutura à Secretaria de Saúde.

Posto de vacinação de Águas Claras

Funcionamento: de segunda a sexta-feira

Das 7h30 às 17h30, ininterruptamente

Na Praça Rouxinol (Avenida Araucárias, entre as Ruas 13 e 14)

Veja onde ficam os postos de vacinação da rede pública de saúde do DF