18/01/2018 às 18:02

Homicídios caíram quase 60% no Recanto das Emas em 2017

Polícia Civil atribui queda ao combate ao tráfico de drogas na região e a ações integradas com o 27º Batalhão da PMDF

Por Da Agência Brasília

Os índices de homicídio no Recanto das Emas diminuíram quase 60%: de janeiro a dezembro de 2017, houve 19 crimes do tipo, contra 43 ocorrências no mesmo período de 2016.

O resultado é consequência de ações estratégicas, acredita o delegado-chefe da 27ª Delegacia de Polícia (DP), Pablo Aguiar. “Nos últimos anos, mapeamos e desarticulamos associações relacionadas principalmente ao tráfico de drogas.”

Em 2016, 22 pessoas foram presas por essa atividade criminosa. No ano passado, o número subiu para 69. “É uma prática que está diretamente relacionada com os índices de violência”, explica o policial.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Ainda de acordo com o delegado-chefe, a redução substancial só foi possível graças à integração com os militares do 27º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

“Avaliamos as manchas criminais e articulamos operações em conjunto e incentivamos o policiamento preventivo”, detalha Aguiar.

Em março de 2016, a população local também ganhou o Fórum Desembargador Valtênio Mendes Cardoso, que facilitou o despacho e o encerramento de processos criminais.

“Há uma relação de confiança entre os policiais, a apuração e o trabalho feito pela delegacia e a aplicação da pena na Justiça”, avalia o titular da 27ª DP.

Os números confirmam a tendência de queda de crimes na região em 2018. Até esta quinta-feira (18), foram registrados 5 roubos a coletivo e 12 roubos a veículo, contra 15 e 24 ocorrências do tipo, respectivamente, no mesmo período de 2017.