02/02/2018 às 21:38, atualizado em 03/02/2018 às 10:49

Cine Drive-in celebra título de patrimônio cultural

Denominação foi reconhecida por lei e sancionada pelo governo de Brasília. No evento comemorativo, Rodrigo Rollemberg recebeu homenagem pelo apoio dado ao cinema a céu aberto

Por Vinícius Brandão e Cibele Moreira, da Agência Brasília

O Cine Drive-in celebrou, na noite desta sexta (2), o título de patrimônio cultural do Distrito Federal, concedido em dezembro. Na cerimônia, o governador Rodrigo Rollemberg foi homenageado pelo apoio dado ao cinema a céu aberto.

O governador Rollemberg durante a comemoração da concessão do título de patrimônio cultural do Distrito Federal ao Cine Drive-in. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O governador Rollemberg durante a comemoração da concessão do título de patrimônio cultural do Distrito Federal ao Cine Drive-in. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

“Declarar o cinema patrimônio cultural é apenas um ato natural, para a garantia da população de que a memória da cidade será preservada”, pronunciou-se o governador.

A denominação está publicada no Diário Oficial do DF de 26 de dezembro de 2017. A Lei nº 6.055, de autoria da deputada distrital Luzia de Paula (PSB), foi sancionada pelo chefe do Executivo.

Luzia de Paula demonstrou satisfação por participar da conquista. “Somamos à história de Brasília. Fui só um ponto nas linhas deste cinema e desta cidade.”

Frequentador assíduo do cinema desde os 12 anos de idade, José Hermínio Vilarinho, hoje com 56 anos, foi à cerimônia com a filha, a recepcionista Yara, de 23 anos.

[Olho texto=”Declarar o cinema patrimônio cultural é apenas um ato natural, para a garantia da população de que a memória da cidade será preservada” assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Onde tem o kartódromo agora, havia uns morrinhos gramados, onde eu e meus amigos, todos moleques, assistíamos aos filmes escondidos”, contou o técnico em eletrônica e projetista de máquinas.

Mais velho, quando o cinema conseguiu permissão para criar um sistema de som por rádio FM, foi ele quem projetou a transmissão local. “Hoje estamos no terceiro sistema. Todos foram projetados por mim.”

Proprietária do cinema, Marta Fagundes disse que a conquista do título chegou como um presente de Natal. “Foi uma grande surpresa a sanção da lei, porque a gente já vinha lutando muito para mostrar que o Drive-in é um cinema diferente”, comentou.

Na cerimônia, Marta deu uma placa em agradecimento ao governador e à deputada. “Vocês fazem parte da história deste cinema e serão sempre bem vindos aqui.”

O evento desta noite também contou com a exibição de dois filmes brasilienses que rememoram a história do local. O documentário Cine Drive-in: Cinema sob o Céu, de Cláudio Moraes, e o longa-metragem O Último Cine Drive-in, de Iberê Carvalho.

Apelo popular em prol do Cine Drive-in

Em 2014, os frequentadores e apreciadores do Cine Drive-in tiveram um susto com a possibilidade de o espaço fechar. A reforma do Autódromo Internacional Nelson Piquet para sediar a Fórmula Indy provocou rumores de que o cinema a céu aberto seria demolido. Pouco tempo depois, o governo do DF desmentiu a informação.

[Numeralha titulo_grande=”6 mil” texto=”Média mensal de espectadores” esquerda_direita_centro=”direita”]

No entanto, com a hipótese do fechamento, o grupo Urbanistas por Brasília movimentou-se para um apelo popular em prol do cinema. Com quase 20 mil assinaturas, o abaixo-assinado serviu de impulso para a aprovação do projeto de lei na Câmara Legislativa que reconhece o lugar como patrimônio cultural.

Brasília tem o único cine drive-in da América Latina

Inaugurado em 25 de agosto de 1973, o Cine Drive-in Brasília é o último dessa categoria na América Latina. O espaço resiste à concorrência das salas de exibição em shoppings e se mantém como um local nostálgico.

Na década de 1970, era comum ver cines drive-in em algumas cidades brasileiras. Com o passar dos anos, a moda cessou, e os espaços foram fechando. Apenas o de Brasília, que fica na área do Autódromo Nelson Piquet, continuou em funcionamento.

[Olho texto=”O Cine Drive-in tem capacidade para 380 carros e a maior tela de projeção cinematográfica do Brasil, com 312 m²” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A capacidade é para 380 carros, e a tela de projeção é a maior do País, com 312 metros quadrados.

Além do tamanho da tela, o lugar se diferencia por oferecer ao espectador uma vivência diferente. “É uma experiência diferenciada, seja com a família, com as crianças no porta-malas do carro, com edredom, com cadeira de praia, assistindo a um filme e vendo as estrelas.”

Com uma média de 6 mil pessoas por mês, o Cine Drive-in tem se mantido apenas com o faturamento de bilheteria e da lanchonete.