07/02/2018 às 09:02, atualizado em 09/02/2018 às 12:55

Forças de segurança orientam foliões para garantir carnaval tranquilo

Dicas ajudam a prevenir furtos e brigas. Telefone do SOS Criança estará disponível em todos os dias de folia

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Com a expectativa de cerca de 2 milhões de pessoas nas ruas de Brasília no carnaval de 2018, as forças de segurança alertam para cuidados que os foliões precisam ter para garantir uma festa mais tranquila.

Com a expectativa de cerca de 2 milhões de pessoas nas ruas de Brasília no carnaval, as forças de segurança alertam para cuidados que os foliões precisam ter para garantir uma festa mais tranquila.

Com a expectativa de cerca de 2 milhões de pessoas nas ruas de Brasília no carnaval, as forças de segurança alertam para cuidados que os foliões precisam ter para garantir uma festa mais tranquila. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília-27.2.2018

Para evitar furtos de objetos de valor, como joias e celulares, a recomendação é evitar carregá-los para as festas. Caso seja fundamental, não deixar nada visível e com acesso fácil a terceiros.

De preferência, esses objetos devem ser guardados nos bolsos da frente ou nos das laterais da roupa com algum tipo de fechamento, como botões e zíper. Se quiser levar bolsa, o conselho é manter à frente do corpo, fechada e sempre à vista.

Também é recomendado calcular quanto vai ser gasto e levar o dinheiro trocado, que deve ser sacado durante o dia. Caixas eletrônicos são visados por assaltantes quando está escuro.

[Olho texto=”É preciso redobrar a atenção com instalações elétricas, geradores de energia e estruturas metálicas, que podem estar energizadas” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Mesmo que o folião prefira não levar nada para a festa, é preciso ter algum documento de identidade. A Polícia Civil alerta que a identificação é primordial para o caso de feridas ou confusões.

A Defesa Civil também orienta os foliões a tomar cuidado quando o corpo estiver molhado. É preciso redobrar a atenção com instalações elétricas, geradores de energia e estruturas metálicas ,que podem estar energizadas. Nessas ocasiões, subir em trios elétricos também é perigoso.

Andar em grupo pode prevenir brigas

Para evitar brigas, o ideal é andar em grupo. Caso haja uma confusão próxima, a orientação é que a pessoa se afaste. Se for provocada, o melhor é não responder e chamar um policial militar.

Além disso, a Polícia Militar dá a dica de pedir licença e agradecer na hora de se movimentar na multidão para evitar que confrontos ocorram. Outra sugestão para evitar confusões é beber com moderação, porque o álcool influencia no estado do folião.

Identificação ajuda a encontrar crianças perdidas

Uma orientação fundamental para os pais que forem pular a folia com crianças é identificar os menores. Para isso, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude distribuirá 40 mil pulseiras de identificação nas festas.

[Numeralha titulo_grande=”(61) 99212-7776″ texto=”SOS Criança” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os responsáveis também podem imprimir carteirinhas pelo site da pasta.

Há ainda o canal SOS Criança DF, que ficará disponível 24 horas por dia da sexta (9) até a terça-feira (13) de carnaval. O contato pode ser feito por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, pelo número (61) 99212-7776.

A pessoa que encontrar uma criança perdida só precisa se identificar e mandar a localização com pontos de referências pelo canal. Se o menor tiver identificação, com nome dele e dos pais ou responsáveis e o número de telefone será ainda mais fácil de ser devolvida.

Caso uma criança seja perdida, a orientação é procurar um policial, um bombeiro, um agente de trânsito ou alguém uniformizado da segurança da festa.

O que fazer se você se ferir durante a festa de carnaval

Se alguém for atacado ou se ferir, a Polícia Civil recomenda se afastar imediatamente do local e dirigir-se à unidade de saúde mais próxima.

A Secretaria de Saúde recomenda procurar emergências das unidades de pronto-atendimento (UPAs) e de prontos-socorros, que funcionarão normalmente do sábado (10) até a terça-feira (13) de carnaval. As unidades básicas de saúde e os ambulatórios dos hospitais públicos não abrem em feriados e fins de semana,

Na quarta-feira de cinzas (14), as unidades e os ambulatórios abrirão às 14 horas.

Em casos de emergência, a orientação é ligar para o telefone 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou 193, do Corpo de Bombeiros Militar do DF.

Veja a programação da festa no site Brasília tem carnaval.