11/02/2018 às 19:33, atualizado em 15/02/2018 às 09:40

Viaduto no Eixão recebe sensores de monitoramento

Equipamentos começaram a ser instalados neste domingo (11). Central de monitoramento no canteiro de obras acompanhará os dados

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

A Galeria dos Estados também ganha sensores de monitoramento do viaduto, que passa por intervenções. A colocação dos equipamentos teve início na tarde deste domingo (11). A providência foi adotada nesta semana na Ponte do Bragueto.

A Galeria dos Estados também ganha sensores de monitoramento do viaduto. A colocação dos equipamentos teve início na tarde deste domingo (11).

A Galeria dos Estados também ganha sensores de monitoramento do viaduto. A colocação dos equipamentos teve início na tarde deste domingo (11). Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Na terça-feira (6), parte do viaduto da Galeria dos Estados desmoronou. A medida se somará a outras, em curso e em estudo, para reforçar a segurança no local.

Os sensores são de dois tipos. Os que são instalados nos pilares da galeria permitirão medir a movimentação das extremidades.

Já no vão de acesso às lojas, haverá um acelerômetro tridimensional, que possibilitará observar os níveis de vibração e deslocamentos vertical, transversal e longitudinal do viaduto.

[Olho texto='”Vamos fazer o escoramento, e, para trazer segurança total, sensores vão monitorar qualquer tipo de movimento desse viaduto”‘ assinatura=”Júlio Menegotto, diretor-presidente da Novacap” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Uma das etapas em que estamos trabalhando agora é a liberação da galeria para o pedestre. Nós vamos fazer o escoramento, e, para trazer a segurança total, sensores vão monitorar qualquer tipo de movimento desse viaduto”, explicou o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Júlio Menegotto.

A central de monitoramento é montada no canteiro de obras. A previsão é que, na quinta-feira (15), o espaço esteja liberado para os pedestres. Na parte superior do viaduto, a Novacap aplicou um cimento especial sobre trincas do asfalto.

“O material é de alta resistência, e, com qualquer movimentação na estrutura, ele vai trincar. Isso serve de alerta para que possamos tomar algum outro tipo de decisão”, destacou Menegotto, ao detalhar como funciona o monitoramento por meio dessa intervenção.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Ele avalia que essas medidas dão segurança ao local. “Na parte de cima há o monitoramento mecânico e, embaixo, monitoramento eletrônico, trazendo total segurança”, finalizou.

Em paralelo a essas medidas, continuam em execução as ações que visam ao escoramento do viaduto com pilares de aço. Além disso, estão avançadas as obras para melhoria do trânsito, com novas alças e alargamento de vias.

Edição: Vannildo Mendes