26/02/2018 às 18:31, atualizado em 26/02/2018 às 18:58

FAP-DF recebe o edifício-sede do Biotic

Com previsão para ser inaugurado em abril, além de sediar a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, prédio abrigará administração do parque tecnológico e startups. Nesta segunda (26), governador de Brasília visitou as instalações

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

O prédio com dois blocos que será o edifício-sede do Biotic — Parque Tecnológico foi entregue à Fundação de Apoio à Pesquisa do DF nesta segunda-feira (26). Com 9,66 mil metros quadrados, o local abrigará, por exemplo, a entidade, a administração do parque e startups. A inauguração está prevista para abril.

O presidente da FAP-DF, Tiago Coelho; o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thiago Jarjour; o governador Rollemberg; e o secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, Valdir Oliveira Filho. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O presidente da FAP-DF, Tiago Coelho; o secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thiago Jarjour; o governador Rollemberg; e o secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, Valdir Oliveira Filho. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Em visita nesta segunda-feira (26), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, destacou o impacto da abertura do Biotic na cidade.

“A economia do DF vai mudar. Claro que não de uma vez, será um processo. Vamos agregar muito conhecimento e valor à nossa produção.”

O objetivo é reunir no prédio empresas de base tecnológica, startups e instituições vinculadas à ciência, tecnologia e inovação. “Isso tudo para promover o desenvolvimento tecnológico do DF, que se transformará em um grande polo de empreendedorismo e de inovação com o parque tecnológico”, resumiu Rollemberg.

Por meio de chamamento público, uma entidade — que atuará como agente de inovação do Biotic — será selecionada para desenvolver ações de fomento ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, industrial e de biotecnologia no DF.

O agente de inovação será responsável, por exemplo, por incluir programas de incubação e aceleração para novas empresas de base tecnológica e viabilizar conexões com empresas e investidores.

[Numeralha titulo_grande=”R$ 32 milhões” texto=”Investimento para construção do edifício-sede do Biotic — Parque Tecnológico” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O edifício é acessível, com elevadores e piso tátil direcional, entre outros itens. São quatro pavimentos mais dois subsolos com garagens.

O investimento para construção soma R$ 32 milhões, provenientes da FAP-DF, responsável pela obra, em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

A urbanização na área externa, em andamento, é feita pela Novacap. A mobília do espaço em cada setor fica sob responsabilidade de quem o ocupar.

Acompanharam o governador na visita o presidente da FAP-DF, Tiago Coelho, e os secretários de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, Valdir Oliveira Filho, e adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thiago Jarjour.

O que é o Biotic – Parque Tecnológico

Criado em janeiro de 2017, o Biotic — Parque Tecnológico visa concentrar cerca de 1,2 mil empresas dos ramos da tecnologia da informação e comunicação e da biotecnologia, com potencial para criar mais de 25 mil empregos diretos.

lei sancionada pelo governador Rodrigo Rollemberg alterou outra, publicada em 2002, que previa a instalação apenas de empresas ligadas às áreas de tecnologia da informação e telecomunicações, e dava o nome ao complexo de Capital Digital.

A área total destinada ao empreendimento tem 1,2 milhão de metros quadrados e fica entre a Granja do Torto e o Parque Nacional de Brasília. Funcionam no local o datacenter do Banco do Brasil e o da Caixa Econômica Federal, além de uma subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB).

Edição: Raquel Flores