27/02/2018 às 14:10, atualizado em 27/02/2018 às 17:19

Aberto nesta terça (27), Mutirão da Simplificação fica no Recanto das Emas até o fim da semana

Adesão ao sistema digital de licenciamento permitiu que DF alcançasse o primeiro lugar no ranking nacional de facilitação de abertura de empresas 

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Com o sistema digital de registro e licenciamento de empresas (RLE), o Distrito Federal passou a ocupar o primeiro lugar no ranking nacional de simplificação em ambiente empreendedor. 

O governador Rodrigo Rollemberg participou, nesta manhã desta terça-feira (27), da cerimônia de abertura da 9ª edição do Mutirão de Simplificação, que vai até sexta-feira (2)

O governador Rodrigo Rollemberg participou, na manhã desta terça-feira (27), da cerimônia de abertura da 9ª edição do Mutirão da Simplificação, que vai até sexta-feira (2). Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O dado foi apresentado nesta terça-feira (27), na abertura da 9ª edição do Mutirão da Simplificação, no Recanto das Emas, que vai até sexta-feira (2). O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia nesta manhã. 

A iniciativa é uma parceria do governo de Brasília e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF). 

Durante o mutirão, órgãos de licenciamento e fiscalização do DF — como a Agência de Fiscalização do DF (Agefis), o Corpo de Bombeiros Militar e a Secretaria de Fazenda — atenderão empresários da região administrativa. Também serão oferecidos até sexta, cursos, oficinas e palestras a microempreendedores locais. 

O mutirão fica na Avenida Recanto das Emas, Quadra 103, Lotes 3 a 40 (estacionamento das Lojas Americanas).

[Olho texto=”“Os empreendedores vão poder se qualificar e ter informações sobre como licenciar o negócio. Com isso, vai ser possível criar renda e emprego aqui no Recanto das Emas”” assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Essa é uma oportunidade de regularizar a situação das empresas, segundo o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. “Os empreendedores vão poder se qualificar e ter informações sobre como licenciar o negócio. Com isso, vai ser possível criar renda e emprego aqui no Recanto das Emas”, afirmou. 

O secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, Antônio Valdir, destacou que o DF se tornou referência em simplificação para todo o País.

“Pelo menos 125 mil empresas foram licenciadas por meio do RLE em dois anos. Estamos regularizando nosso empreendedorismo”, comemorou. 

Facilitar a regularização e a abertura de empresas é uma forma de estimular a economia local, de acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-DF, Luís Afonso Bermúdez.

“Atendemos só na nossa sede 10.226 microempreendedores individuais nos dois primeiros meses deste ano. Isso representou 75% a mais do que todo o ano passado. O Sebrae sempre estará ao lado de quem quiser promover o desenvolvimento econômico e social.”

Pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg na abertura do Mutirão da Simplificação no Recanto das Emas.

Edição: Paula Oliveira