02/03/2018 às 17:02, atualizado em 05/03/2018 às 10:58

Casal de jaguarundi do zoo tem sua primeira ninhada

Três filhotes nasceram em 4 de fevereiro e agora integram um banco de dados internacional para a conservação da espécie

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Um casal da espécie de felino jaguarundi que vive na Fundação Jardim Zoológico de Brasília teve a primeira ninhada. Os três filhotes, ainda sem sexo conhecido, nasceram em 4 de fevereiro e agora integram um banco de dados internacional para a conservação da espécie.

Ninhada de três filhotes nasceu em 4 de fevereiro.

Ninhada de três filhotes nasceu em 4 de fevereiro. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A expectativa, segundo o diretor do Núcleo de Mamíferos do zoo, Filipe Carneiro Reis, é que os funcionários tenham o primeiro contato com os bichos na semana que vem, para avaliar aspectos de saúde e tentar descobrir o sexo de cada um deles.

Por enquanto, não houve interferência humana na relação dos animais para evitar, por exemplo, que a mãe pudesse rejeitar os filhotes por alteração no cheiro.

O pai foi levado para outro recinto para evitar qualquer conflito, já que, na natureza, as fêmeas cuidam dos filhos sozinhas. A situação deve permanecer assim por cerca de um ano.

O jaguarundi é uma espécie vulnerável, ameaçada de extinção. Como parte do banco de dados internacional do animal, os filhotes terão o destino definido com base em estudos precisos feitos por diversas instituições.

[Olho texto='”Zoológicos modernos não enxergam o animal como posse deles. O fim aqui é a conservação”‘ assinatura=”Filipe Carneiro Reis, diretor do Núcleo de Mamíferos do zoo” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Isso inclui zoos de outras partes do mundo. “Zoológicos modernos não enxergam o animal como posse deles. O fim aqui é a conservação”, destaca Reis.

Serão analisadas desde informações relacionadas com a genética à situação desses bichos na natureza. “Sabemos que a população de jaguarundi em vida livre está diminuindo”, explica o diretor, ao mencionar que o novo grupo pode auxiliar na vida desses animais no ambiente natural.

O pai da ninhada, Jaguar, nasceu no Zoológico de Brasília em 2008, e a mãe veio órfã de um resgate em 2012. Para garantir que os novos felinos cresçam com saúde, foi tomada uma série de cuidados com alimentação e ambientação do local onde os animais estão.

Houve reforço na quantidade de cálcio e vitaminas na dieta, além de colocação de feno e caixa de areia para tornar o recinto mais propício.

O jaguarundi é uma espécie de felino alongada, o que às vezes a faz ser confundida com uma lontra. A gestação dura em média 75 dias, e o peso varia em torno de 9 quilos. A expectativa de vida do bicho é de cerca de 15 anos.

Greve dos vigilantes

Devido à greve dos vigilantes, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília está fechada para visitação desde esta sexta-feira (2). A parte administrativa e de manutenção do espaço, no entanto, funciona normalmente.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Também se encontram fechados o Jardim Botânico de Brasília e 18 parques administrados pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

A expectativa é que 13 dos locais estejam abertos no fim de semana, com o apoio da Polícia Militar. A medida de fechar os espaços é para garantir a segurança dos frequentadores e, no caso do zoo, dos animais.

Edição: Vannildo Mendes