10/03/2018 às 12:00, atualizado em 10/03/2018 às 20:07

Moradores de Planaltina recebem 1.030 escrituras neste sábado (10)

A enfermeira Lina de Fátima Rocha recebeu o documento das mãos do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, após 25 anos de espera

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Depois de 25 anos de espera, a enfermeira Lina de Fátima Rocha, 56 anos, finalmente terá tranquilidade na casa onde mora com o marido e a filha de 23 anos na Vila Buritis III, em Planaltina. Neste sábado (10), ela foi uma das 1.030 pessoas beneficiadas com a entrega de escrituras na região administrativa.

A enfermeira Lina de Fátima Rocha recebeu o documento das mãos do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, após 25 anos de espera.

A enfermeira Lina de Fátima Rocha recebeu o documento das mãos do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, após 25 anos de espera. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A iniciativa é parte do programa Habita Brasília, na modalidade Lote Legal, e garante segurança jurídica aos moradores. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia, no estacionamento do ginásio de Múltiplas Funções.

“Isso traz a valorização do patrimônio e conforto às pessoas. Dessa forma, construímos uma cidade legal, regularizada”, disse o governador.

[Numeralha titulo_grande=”47.239″ texto=”Total de imóveis regularizados no Distrito Federal em três anos” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com os 1.030 documentos entregues hoje, o Distrito Federal soma 47.239 imóveis regularizados em três anos.

“Tenho certeza de que a minha casa é realmente minha e da minha família. Não sei o que pode acontecer comigo no futuro, então eles têm a garantia de um lugar para viver”, alegrou-se Lina.

O repasse do documento é uma forma de reconhecer o esforço de décadas das famílias, segundo o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade. “A entrega coroa um processo de luta pela moradia e de políticas habitacionais executadas em vários parcelamentos feitos ao longo da história do Distrito Federal”, ressaltou.

Apelo para que o imóvel não seja vendido

Por toda a dificuldade enfrentada ao longo de anos, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), Gilson Paranhos, faz o apelo para os beneficiados de que o imóvel não seja vendido. “Peço que não vendam os lotes, porque, a partir de agora, eles custam o valor que vocês têm todo o direito de ter.”

Também participaram da cerimônia o secretário das Cidades, Marcos Dantas; o subsecretário de Mobiliário Urbano e Participação Social, Marlon Costa; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Júlio César Reis; e o chefe da Casa Militar, coronel Márcio Pereira.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg durante a entrega de 1.030 escrituras em Planaltina.

Esforço do governo para a regularização fundiária no DF

Após a entrega de escrituras em Planaltina, Rollemberg se encontrou com lideranças religiosas no Gama.

Após a entrega de escrituras em Planaltina, Rollemberg se encontrou com lideranças religiosas no Gama. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Após a entrega de escrituras em Planaltina, Rollemberg se encontrou com lideranças religiosas no Gama. Demandas por regularização fundiária de templos e igrejas foram apresentadas ao governador na 106ª Assembleia Geral Ordinária da Convenção Evangélica das Assembleias de Deus do Distrito Federal.

“Estamos fazendo um grande esforço de regularização fundiária no Distrito Federal. Esse esforço também se aplica às igrejas”, garantiu o chefe do Executivo local.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg durante a 106ª Assembleia Geral Ordinária da Convenção Evangélica das Assembleias de Deus do Distrito Federal.

Edição: Renaro Cardozo