12/03/2018 às 16:40

Inscrições para a Corrida e Caminhada pela Água têm início nesta segunda (12)

Evento ocorre no domingo (18) e é gratuito. Especificamente neste ano, competição integrará agenda do Fórum Mundial

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

A 7ª Corrida e Caminhada pela Água, promovida pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa-DF), integra a programação do 8º Fórum Mundial da Água neste ano.

A competição ocorrerá no domingo (18), e as inscrições poderão ser feitas a partir das 18 horas de hoje (12), no site Central da Corrida. Serão oferecidas 4 mil vagas — 2,5 mil para a corrida e 1,5 mil para a caminhada.

A participação é gratuita, mas os organizadores sugerem a doação de 1 quilo de alimento não perecível na retirada do kit, no sábado (17). O que for arrecadado será distribuído a instituições sociais.

O objetivo da Corrida e Caminhada pela Água é despertar, por meio do esporte, a conscientização sobre o uso racional da água. O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

O que é o Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

[box-forum-agua]

Em Brasília, o evento é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Adasa — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional das Águas (ANA).

O fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

A escolha de Brasília como sede da 8º edição se deu em 26 de fevereiro de 2014, durante reunião de governadores do Conselho Mundial da Água, na Coreia do Sul. Será o primeiro fórum a realizar-se no Hemisfério Sul.

7ª edição da Corrida e Caminhada pela Água

18 de março (domingo)

Das 7 às 10 horas

Na Esplanada dos Ministérios

Inscrições: a partir das 18 horas desta segunda (12), no site Central da Corrida

Gratuito, com a sugestão de doação de 1 quilo de alimento não perecível

Retirada do kit: sábado (17), no canteiro central da Esplanada, próximo à Catedral Metropolitana de Brasília, das 10 às 17 horas

8º Fórum Mundial da Água

De 18 a 23 de março

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Inscrições abertas no site oficial do evento

Edição: Marina Mercante