15/03/2018 às 20:01

Representantes do Fórum de Grafite articulam valorização do movimento no DF

Governador Rodrigo Rollemberg e o secretário de Cultura, Guilherme Reis, receberam o grupo na tarde desta quinta-feira (15) no Palácio do Buriti

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

Em busca de ações que valorizem a atividade como expressão artística, representantes do Fórum de Grafite apresentaram propostas ao governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e ao secretário de Cultura, Guilherme Reis. Eles se reuniram, na tarde desta quinta-feira (15), no Palácio do Buriti.

O governador Rollemberg e o secretário de Cultura, Guilherme Reis, em reunião com representantes do Fórum de Grafite.

O governador Rollemberg e o secretário de Cultura, Guilherme Reis, em reunião com representantes do Fórum de Grafite. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Porta-voz do grupo, Paulo Sérgio Sousa propôs ainda a criação de um dia do grafite e a regulamentação do fórum — criado após o Encontro de Grafite do Distrito Federal, que ocorreu em maio passado para discutir o reconhecimento e a valorização da arte urbana.

“Continuamos o debate depois do encontro. A secretaria [de Cultura] apoia com a estrutura, cedendo local para as reuniões do fórum”, explicou.

No encontro, o grupo questionou a sanção da Lei nº 6.094, de 2018, criada por iniciativa do Legislativo, que institui o Programa de Combate a Pichações no DF. A preocupação é que a norma criminalize o grafite.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Entre as propostas, também foram sugeridos o mapeamento de espaços que possam ser utilizados e a criação de um centro de referência do grafite no DF.

Rollemberg concordou que as medidas sejam debatidas e articuladas com o governo. “Para que possamos ter uma política para reconhecer e valorizar o trabalho de vocês”, observou.

O Fórum de Grafite é acolhido pela Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural da pasta, que mantém diálogo com os representantes. A subsecretária Jaqueline Fernandes, que acompanha as reuniões do grupo, também participou do encontro no Buriti.

Edição: Vannildo Mendes