17/03/2018 às 08:47, atualizado em 19/03/2018 às 13:07

Fórum Mundial da Água terá mais de 10 mil vagas de estacionamento

Detran atuará na organização do trânsito e na sinalização para facilitar o acesso de quem for a pé ou de ônibus. Encontro internacional vai até 23 de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Mané Garrincha. Para o Fórum Alternativo, haverá outras 9 mil vagas no Parque da Cidade

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

O 8º Fórum Mundial da Água começa neste domingo (18) e segue com programação extensa até 23 de março. As atividades estão distribuídas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Bolsões de estacionamento estão disponíveis ao público que for ao fórum de carro.

Bolsões de estacionamento estão disponíveis ao público que for aos eventos de carro. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília – 16.3.2018

Para atender os que forem de carro, serão disponibilizadas mais de 10 mil vagas em estacionamentos nas imediações dos dois locais.

Os participantes do Fórum Alternativo da Água – paralelo ao evento e aberto até 22 de março no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade – poderão utilizar as 9 mil vagas do estacionamento local.

Para facilitar o acesso de quem for a pé ou de ônibus, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) atuará nas ações de sinalização e travessia de pedestres durante o evento.

A autarquia também fará policiamento e fiscalização nas vias e estacionamentos do Eixo Monumental e do Parque da Cidade.

Onde estacionar durante o Fórum Mundial da Água
Estacionamento do Ginásio Nilson Nelson 3 mil vagas
Estacionamento entre o estádio e as quadras esportivas 1,5 mil vagas
Estacionamento lateral do TCDF 1 mil vagas
Estacionamento Leste do estádio 3 mil vagas
Estacionamentos do Setor Hoteleiro Norte 2 mil vagas

Vila Cidadã promove atrações gratuitas

O Mané Garrincha abrigará exposição, feira e a Vila Cidadã. A área da exposição prevê inscrição prévia e será um espaço de negócios para empresas. A feira contará com mostras científicas e estandes de instituições que integram o evento.

[Olho texto=”Uma das atrações na Vila Cidadã é o Festival Voz dos Cidadãos, no qual serão exibidos 110 vídeos de 26 países voltados para a água e a sustentabilidade ambiental” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Na Alameda Olhos D’água, diversos televisores apresentarão os 110 vídeos do Festival Voz dos Cidadãos. Os filmes, de até 4 minutos, vêm de 26 países e concorrem a prêmios. A votação popular está aberta pela internet.

Para a Vila Cidadã, montada no estacionamento do Mané Garrincha, são esperadas em torno de 30 mil pessoas.

Com entrada gratuita, a estrutura funcionará todos os dias, até 23 de março, das 9 às 22 horas. Só é preciso se credenciar no site do 8º Fórum Mundial da Água. O credenciamento também pode ser feito no local, mas, de acordo com a organização, o envio antecipado dos dados ajuda a evitar filas.

Espaço Criança Candanga, do governo de Brasília, contará com atividades voltadas aos públicos infantil e jovem. Entre as ações estão oficinas de serigrafia e pintura em tela e de robótica sustentável e instrumentos musicais reciclados.

Para conscientizar os visitantes sobre o perigo de beber e dirigir, o Detran-DF estará com um circuito em que será possível simular embriaguez.

[Olho texto=”O credenciamento para a Vila Cidadã pode ser feito no local, mas a organização recomenda o envio antecipado dos dados para evitar filas” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Uma área de 2,7 mil metros quadrados será ocupada pelo movimento brasileiro Green Nation, com ambientes e atividades interativas e sensoriais.

O percurso gratuito terá atrações como asas-deltas, em que o visitante poderá, por meio de um simulador, voar por diversos locais do País em que a água é protagonista.

Também haverá oficinas, festival multimídia, mostra de cinema e contação de históriasA programação completa pode ser acessada no site do Green Nation.

Já no Cinema Cidadão serão exibidos filmes nacionais e internacionais sobre o tema água, para crianças e adultos. No espaço Arena das Águas estão programadas conferências, talk shows e apresentações.

Bate-papos ocorrerão todos os dias sobre diferentes temas. Neste domingo (18), às 14h30, a conversa será sobre a crise hídrica pela qual Brasília passa.

Apresentações culturais também animarão a Vila Cidadã, com artistas como o mímico Miqueias Paz e o cantor Jorge Mautner.

A programação completa está no site do fórum ou no do governo de Brasília.

O que é o Fórum Mundial da Água

[box-forum-agua]

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA).

fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

8º Fórum Mundial da Água

De 18 a 23 de março

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

*Vila Cidadã abre em 17 de março

Inscrições abertas no site oficial do evento

Edição: Vannildo Mendes