22/03/2018 às 15:12, atualizado em 22/03/2018 às 15:32

Detran-DF divulga programação para escolas em 2018

Distribuição de 1,5 mil kits educativos e segunda edição de prêmio de educação de trânsito estão entre as ações que a autarquia anunciou nesta quinta (22) no Palácio do Buriti

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

As ações do programa Detran nas Escolas para 2018 foram apresentadas em cerimônia no Palácio do Buriti, nesta quinta-feira (22), pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal.

Distribuição de 1,5 mil kits educativos e segunda edição de prêmio de educação de trânsito estão entre as ações que o Detran-DF anunciou nesta quinta (22) no Palácio do Buriti.

Distribuição de 1,5 mil kits educativos e segunda edição de prêmio de educação de trânsito estão entre as ações que o Detran-DF anunciou nesta quinta (22) no Palácio do Buriti. Colaboradora do governo Márcia Rollemberg participou do evento. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O evento contou com a participação de estudantes e professores. As atividades estão no âmbito do Criança Candanga, programa do governo de Brasília que visa dar prioridade a políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência.

“A gente tem que reduzir a mortalidade de causas evitáveis; nossos desafios nesse campo são muito grandes”, ressaltou a colaboradora do governo Márcia Rollemberg, presente na solenidade.

Entre as atividades programadas para este ano está o segundo ciclo de formação em mobilidade e trânsito, voltado para professores da rede pública de ensino.

Gratuitas, as inscrições para o curso estão abertas até 28 de março e podem ser feitas pelo site do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação. São 120 horas, com início previsto para 4 de abril.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além disso, 1,5 mil kits de jogos educativos auxiliarão nas ações de educação para o trânsito. “Para receber o kit, a escola precisa ter algum professor que participou da formação, porque esse é um requisito que entendemos ser necessário para os jogos serem bem aplicados”, explicou o gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran-DF, Rokmenglhe Vasco.

Parte dos kits começou a ser entregue hoje para 62 unidades de ensino, nas quais 163 professores fizeram a formação em 2017.

Outra vertente apresentada na cerimônia foram os livros elaborados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. O material será utilizado por professores e alunos e possibilita aplicar conhecimentos de áreas como matemática e ciências com base na temática de educação para o trânsito.

Prêmio Detran-DF de Educação de Trânsito

Outra novidade é o lançamento da segunda edição do Prêmio Detran-DF de Educação de Trânsito. De acordo com o gerente de ações educativas de trânsito do Detran-DF, Tiago Moreira, haverá ampliação do número de categorias e do valor da premiação.

“A ideia é difundir a importância da segurança viária e criar condições de coletar obras inéditas de educação de trânsito de caráter artístico”, disse Moreira.

[Olho texto=”2º Prêmio Detran-DF de Educação do Trânsito terá mais categorias” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Também foi destacada a retomada do projeto Sinalize, em que os estudantes fazem uma caminhada pedagógica no entorno escolar e identificam características viárias.

Segundo Tiago Moreira, está previsto o lançamento de edital de chamamento público para contratar grupos de teatro e contação de histórias para atividades lúdicas de trânsito.

Edição: Raquel Flores