25/03/2018 às 10:15, atualizado em 26/03/2018 às 12:33

Ceilândia conta com programação especial para celebrar 47 anos

Aniversário da cidade, comemorado em 27 de março, terá shows e serviços para a população em abril

Por Dávini Ribeiro, da Agência Brasília

Maior região administrativa do Distrito Federal, Ceilândia completa 47 anos na terça-feira (27). Para comemorar o aniversário, estão programadas ações de lazer, cidadania e saúde para a comunidade.

Aniversário de Ceilândia A cidade foi criada oficialmente em 27 de março de 1971. Em 2015, de acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), da Companhia de Planejamento (Codeplan), tinha 489.351 habitantes.

Atrações culturais e feiras

Desde 1993, a Casa da Memória Viva de Ceilândia promove atividades culturais com artistas, pesquisadores e alunos de escolas públicas da região.

Uma delas é a Caminhada Pré-Histórica, que ocorre uma vez por ano desde 1997 com o objetivo de apresentar o sítio arqueológico no P Sul.

Próximo à estação de metrô Ceilândia Centro, funciona a Casa do Artesão (CNN 2). A feira conta com 13 lojas, que recebem produtos de cerca de 300 artesãos.

Outro ponto tradicional é a Feira do Produtor e Atacadista, na QNP 1/7, que abre das 5 às 18 horas. De acordo com a administração regional, nos 10 mil metros quadrados em que está instalada a feira, são vendidas, em média, 39 toneladas de produtos por mês, principalmente frutas e verduras.

Entrada de Ceilândia ganha letreiro com grafite

Aniversário da cidade, comemorado em 27 de março, terá shows e serviços para a população em abril

Aniversário da cidade, comemorado em 27 de março, terá shows e serviços para a população em abril. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Na quarta-feira (14), o limite entre Taguatinga e Ceilândia recebeu uma nova identificação: um letreiro feito de cimento e ferro decorado com grafite com o nome Ceilândia.

A obra é do artista Elom, morador da cidade há mais de 40 anos. Antes, na entrada da cidade, só havia a placa de sinalização. Os materiais foram fornecidos pela administração regional e parceiros da cultura local.

Edição: Raquel Flores