25/03/2018 às 16:20

Médicos da UBS 3 do Itapõa prescrevem livros para pacientes

Objetivo é incentivar a leitura entre crianças e adolescentes. Projeto funciona com doações da comunidade e será estendido a outras unidades

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

Sair da consulta médica com um livro para ler em casa passou a ser rotina entre crianças e adolescentes atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) 3 do Itapoã. Além do aspecto terapêutico, a ideia estimula a busca pelo saber em comunidades com poucas opções literárias.

O projeto Prescreva um Livro foi idealizado pelo médico da família Estêvão Rolim, que faz a recomendação na própria receita médica: “A leitura é uma semente para o futuro”, explica.

Ele garante que promover a leitura pode fazer diferença no futuro dos jovens. “A estratégia consiste em deixar livros no consultório para que os pacientes possam folhear, brincar, conhecer, levar para casa e trazer na próxima consulta para contar a história”, disse o médico.

[Olho texto='”A estratégia consiste em deixar livros no consultório para que os pacientes possam folhear, brincar, conhecer e levar para casa”‘ assinatura=”Estêvão Rolim, médio da família e inspirador do projeto Prescreva um Livro” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

À base de doações, o projeto começou no final de 2016, na UBS 2 da região, onde Rolim atuava. Com a abertura da UBS 3, ao lado da administração regional, o médico deu continuidade à iniciativa no novo local de trabalho.

Segundo ele, a intenção é que projeto seja estendido também à UBS 1. A proposta inclui a criação de uma biblioteca comunitária na unidade. “Sabemos que, geralmente, o hábito de leitura é muito baixo. Por isso, vamos começar a promover encontros com quem pegou livro, para indicar a outros pacientes”, informa o médico da família.

Aproximadamente 60 livros são emprestados por mês. Um deles foi levado por Yasmyn de Souza. A adolescente de 14 anos escolheu Diário de uma mosca, de Doreen Cronin. A menina dos olhos mágicos, de Edna Castro, e Os caçadores de mel, de Francesca Martin, também são títulos disponíveis.

Como fazer doação de livros na UBS 3

Quem quiser contribuir com o projeto só precisa comparecer à UBS 3. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na sede da Administração Regional do Itapoã, e conta com três equipes da Estratégia Saúde da Família.