26/03/2018 às 20:17, atualizado em 27/03/2018 às 08:26

Governador reúne-se com representantes do fórum alternativo da água

Evento coordenado por movimentos sociais contou com 7 mil participantes. Organizadores foram recebidos no Palácio do Buriti nesta segunda (26)

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Representantes do Fórum Alternativo Mundial da Água, encerrado em Brasília na quinta-feira (22), reuniram-se com o governador Rodrigo Rollemberg na noite desta segunda (26), no Palácio do Buriti.

O governador Rollemberg recebeu representantes do Fórum Alternativo Mundial da Água em reunião no Palácio do Buriti nesta segunda-feira (26).

O governador Rollemberg recebeu representantes do Fórum Alternativo Mundial da Água em reunião no Palácio do Buriti nesta segunda-feira (26). Foto: Renato Araújo/Agencia Brasilia

Organizado por movimentos sociais em paralelo ao 8º Fórum Mundial da Água, o evento ocupou o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e a Universidade de Brasília (UnB) com cerca de 200 atividades e público de mais de 7 mil pessoas.

O governador elogiou a iniciativa e defendeu que a experiência sirva de aprendizado para ambas as partes. “Estamos unidos pela visão de que a água é o bem mais importante da humanidade. Essa é uma luta de todos nós”, destacou.

Rollemberg reforçou ainda que as questões levantadas pelos representantes sobre a água devem ser uma agenda permanente para a sociedade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O encontro contou com suporte do governo de Brasília por meio da cessão do pavilhão no Parque da Cidade e da destinação de verba para infraestrutura e despesas, por meio de emenda parlamentar.

A síntese dos debates do Fórum Alternativo Mundial da Água pode ser lida em um manifesto oriundo das discussões do evento, que teve como foco povos tradicionais, comunidades ribeirinhas e a não mercantilização da água.

Edição: Vannildo Mendes