01/04/2018 às 16:09, atualizado em 02/04/2018 às 15:11

Sinfônica do Teatro Nacional homenageia Hungria em abril

Primeiro concerto do mês será dedicado a obras do compositor Béla Bartók, representante do país europeu. Outras três apresentações integram a programação

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Edição de arte/Agência Brasília

Quatro concertos gratuitos e de acesso livre integram a programação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro em abril. As apresentações serão todas no Cine Brasília, às 20 horas.

Regidos por Cláudio Cohen, os músicos iniciam a série de espetáculos na terça-feira (3) com o Concerto Húngaro, em que o repertório homenageia o compositor Béla Bartók, representante daquele país.

O grupo executa Concerto nº 2 para Viola e Orquestra nº1 (Opus póstumo), com solo de Zoltan Paulinyi, membro da orquestra, e Concerto para Orquestra.

Em 10 de abril, a musicalidade brasileira será exaltada com a suíte de Mulher Rendeira, de Fernando Morais; Miniatura Pernambucana, de Beetholven Cunha; e Concerto para Bandolim e Orquestra de Cordas, de Radamés Gnattali, que terá como solista convidado o bandolinista Victor Angeleas.

Depois das obras locais, o programa será encerrado com a Sinfonia nº 101 “O Relógio”, do austríaco Joseph Haydn. A regência será do maestro convidado Ênio Antunes.

programacao orquestra sinfonica teatro nacional claudio santoro abril 2018

O terceiro concerto do mês levará ao público do Cine Brasília Canto para Orquestra de Cordas, do alemão Fabian Müller; Brazilian Lands, do brasileiro Ricardo Calderoni; e Concerto nº 1 para Piano e Orquestra, de Johannes Brahms.

Sob regência de Cláudio Cohen, o pianista suíço Joseph-Maurice Weder participa como solista convidado na última obra.

Encerra a programação de abril, no dia 24, uma apresentação dedicada ao trabalho do tcheco Antonín Dvo?ák. Novamente regidos pelo maestro titular do grupo, os músicos tocam Dança Eslava Opus 46 nº 4, Serenata para Orquestra de Cordas Opus 22 e Sinfonia nº 7 Opus 70.

Edição: Paula Oliveira