05/04/2018 às 18:29, atualizado em 06/04/2018 às 16:29

Biotic avança com edital para selecionar gerência da Agência de Inovação

Chamamento é voltado para a administração do parque tecnológico em conjunto com a administração pública. Governador Rodrigo Rollemberg participou da assinatura no Palácio do Buriti

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

O edital para selecionar a gerência da Agência de Inovação do Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) foi lançado, na tarde desta quinta-feira (5), no Palácio do Buriti. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia.

O edital foi assinado pelo Secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, Valdir Filho, e pelo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP), Tiago Coelho. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O edital foi assinado pelo Secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, Valdir Filho, e pelo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP), Tiago Coelho. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O Biotic, segundo o governador, vai mudar a realidade econômica do Distrito Federal. “A área de ciência, tecnologia e inovação é uma das que determinam o futuro de Brasília, então fico muito feliz com esse passo que damos hoje”, observou.

Voltado para organizações da sociedade civil interessadas em executar, administrar e criar eventos no espaço do parque, o chamamento é para termo de colaboração com a administração pública pelo período de 36 meses.

Além disso, a organização que vencer o edital terá que executar programas de incubação e aceleração de novas startups (empresas em fase de desenvolvimento) no Biotic. Será também responsável por fornecer cursos de capacitação e atrair potenciais investidores, parceiros estratégicos e mentores.

[Olho texto='”A área de ciência, tecnologia e inovação é uma das que determinam o futuro de Brasília”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os primeiros empreendimentos para os postos do parque devem mandar proposta para a Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) de hoje (5) até 27 de abril. “São os oito primeiros espaços, que serão apropriados com base em edital lançado em março”, explicou o presidente da agência, Júlio César Reis,

Ele também anunciou que o site do Biotic, lançado nesta quinta (5), contém todas as informações sobre a estrutura, os objetivos, os passos dados e todos os editais lançados até o momento.

Outro anúncio importante para viabilizar a iniciativa foi feito pelo presidente do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF), Luís Afonso Bermúdez.

“Apoiaremos o Biotic com o primeiro sebraelab (espaço de coworking para empreendedores) em um parque tecnológico do País. Ele dará apoio aos novos empreendimentos que começarão no local.”

O edital foi assinado pelo Secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, Valdir Filho, e pelo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP), Tiago Coelho.

O governador Rollemberg participou da cerimônia e afirmou que ciência, tecnologia e inovação são áereas que vão deteminar o futuro de Brasília. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O governador Rollemberg participou da cerimônia e afirmou que ciência, tecnologia e inovação são áereas que vão deteminar o futuro de Brasília. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O projeto Inova Brasília, do qual o Biotic faz parte, foi detalhado por Coelho. “Essa assinatura marca o início do ciclo do eixo estruturante da política. A intenção é criar as bases físicas para que startups possam empreender na cidade.”

Além da parte estruturante, Coelho explicou que a política é composta pelos eixos marco legal — que busca a implementação da lei de inovação — e política de financiamento, que fomenta o mercado de ciência e tecnologia por meio da FAP.

O que é o Biotic – Parque Tecnológico

Criado em janeiro de 2017, o Biotic — Parque Tecnológico visa concentrar cerca de 1,2 mil empresas dos ramos da tecnologia da informação e comunicação e da biotecnologia, com potencial para criar mais de 25 mil empregos diretos.

A lei sancionada pelo governador Rodrigo Rollemberg alterou outra, publicada em 2002, que previa a instalação apenas de empresas ligadas às áreas de tecnologia da informação e telecomunicações, e dava o nome ao complexo de Capital Digital.

A área total destinada ao empreendimento tem 1,2 milhão de metros quadrados e fica entre a Granja do Torto e o Parque Nacional de Brasília. Funcionam no local o datacenter do Banco do Brasil e o da Caixa Econômica Federal, além de uma subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB).

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg no lançamento do edital de Agente de Inovação do Parque Tecnológico.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Edição: Vannildo Mendes