06/04/2018 às 09:20, atualizado em 26/04/2018 às 16:18

Mais de 2 mil escrituras são entregues no Riacho Fundo II

Região administrativa já recebeu 5.617 documentos desde 2015. Cerimônia ocorreu nesta sexta (6), próximo à administração regional

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Matéria atualizada em 26 de abril de 2018 para acréscimo de dado.

Um total de 2.026 escrituras de imóveis foi entregue no Riacho Fundo II nesta sexta-feira (6). Desde 2015, a região administrativa já havia recebido 3.617.

Maria do Carmo Jesus, de 63 anos, recebeu a escritura das mãos do governador Rodrigo Rollemberg

Maria do Carmo Jesus, de 63 anos, recebeu a escritura das mãos do governador Rodrigo Rollemberg. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Com os documentos de hoje, o governo soma 49.265 escrituras distribuídas em cerca de três anos.

A intenção, segundo o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, é chegar ao fim do ano com aproximadamente 63 mil documentos — quantidade superior aos 62.990 desde a fundação de Brasília, em 1960, até 31 de dezembro de 2014.

Maria do Carmo Jesus, de 63 anos, recebeu a escritura das mãos do chefe do Executivo local. A aposentada vive há 16 anos no mesmo lote no Riacho Fundo II, vendo a cidade se desenvolver, e, nesta sexta, realizou um sonho. “É uma bênção”, disse, emocionada.

“Vocês esperaram muitos anos por este documento, que significa tranquilidade, segurança e valorização do patrimônio. Hoje vocês terão uma casa muito mais valorizada”, disse o governador.

Na solenidade, Rollemberg destacou ações importantes no Riacho Fundo II, como a entrega de apartamentos no empreendimento Parque do Riacho; a construção de 18 praças, de um terminal de ônibus, de uma feira e de um centro de línguas; e a licitação para a instalação de uma unidade básica de saúde.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Isenção cartorial para pessoas de baixa renda

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), pessoas com renda de até três salários mínimos têm isenção para a lavratura do documento em cartório. Já a taxa de registro varia de R$ 300 a R$ 600.

A regularização fundiária faz parte do programa Habita Brasília, na modalidade Lote Legal, e tem o objetivo de proporcionar mais segurança jurídica aos moradores do DF.

Edição: Raquel Flores