17/04/2018 às 21:54, atualizado em 18/04/2018 às 11:18

Governador nomeia a defensora pública-geral do DF

Escolhida em uma lista tríplice, a acriana Maria José Silva Souza de Nápolis será a primeira mulher a ocupar o cargo

Por Paloma Suertegaray, da Agência Brasília

Foi nomeada nesta terça-feira (17) a nova defensora pública-geral do Distrito Federal. Maria José Silva Souza de Nápolis será a primeira mulher a ocupar o cargo na história da capital. Ela foi escolhida pelo governador Rodrigo Rollemberg entre três candidatos ao posto.

Maria José Silva Souza de Nápolis, primeira defensora pública-geral do DF, escolhida pelo governador Rollemberg em lista tríplice.

Maria José Silva Souza de Nápolis, primeira defensora pública-geral do DF, escolhida pelo governador Rollemberg em lista tríplice. Foto: Renato Araújo/Agencia Brasilia

“É muito importante que mais uma mulher ocupe um espaço de poder. Isso é carregado de muito simbolismo e contou muito na minha decisão”, afirmou o chefe do Executivo.

Maria José tomará posse em 30 de abril. “Estou muito feliz com a oportunidade e a confiança. Sei dos desafios que vamos enfrentar e faremos nosso melhor, primando pela defesa dos vulneráveis do DF”, disse a titular recém-nomeada.

Nascida no Acre em 1981, Maria José se formou em direito pelo Centro de Ensino Superior de Jataí (Cesut) e fez pós-graduações em direito constitucional e civil. De 2005 a 2006, foi assessora do Ministério Público de Goiás.

[Olho texto='”É muito importante que mais uma mulher ocupe espaço de poder. Isso é carregado de muito simbolismo e contou muito na minha decisão”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em 2007, ela começou a trabalhar na Defensoria Pública do DF e foi eleita duas vezes para integrar o Conselho Superior do órgão. Também foi professora do Centro Universitário do Distrito Federal, onde deu aulas de direito processual penal, em 2010.

Formação de lista tríplice

Ao todo, seis defensores se candidataram ao cargo. Eles foram votados por integrantes da própria categoria para formar uma lista tríplice, que foi apresentada ao governador.

Os outros dois concorrentes da lista ocuparão cargos de diretores da Defensoria Pública do DF. São eles:

  • João Carneiro Aires: Graduado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), é defensor público do DF desde 2007 e, atualmente, chefia a Defensoria Cível do Gama.
  • Danniel Vargas de Siqueira Campos: Estudou direito no Centro Universitário de Brasília (Ceub). Atua como defensor público do DF desde 2007 e, hoje, é titular da 1ª Defensoria do Núcleo da Saúde.

Edição: Vannildo Mendes