17/04/2018 às 16:35, atualizado em 17/04/2018 às 18:41

Representantes da Embaixada da Sérvia visitam Centro Educacional Vargem Bonita

Parte do programa Embaixadas de Portas Abertas, encontro no Park Way, na manhã desta terça (17), contou com apresentações culturais

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Com apresentações típicas brasileiras, estudantes do Centro Educacional Vargem Bonita, no Park Way, recepcionaram integrantes da Embaixada da Sérvia nesta terça-feira (17). A visita ocorreu 12 dias depois de alunos conhecerem um pouco da cultura e das origens do país europeu.

O embaixador da Sérvia no Brasil, Veljko Lazic, com os alunos do Centro Educacional Vargem Bonita, Park Way, em visita nesta terça-feira (17).

O embaixador da Sérvia no Brasil, Veljko Lazic, com os alunos do Centro Educacional Vargem Bonita, Park Way, em visita nesta terça-feira (17).

“Eles receberam a gente muito bem, e nós também estamos recebendo eles com muito carinho”, destacou o estudante do quinto ano Francisco Alan Amorim Cruz, de 10 anos.

Animado com a visita, o garoto ajudou a segurar as bandeiras nacionais durante a execução dos hinos e participou da apresentação do Coral Vozes da Vargem, formado por integrantes da escola.

A visita faz parte do Embaixada de Portas Abertas. “A proposta é que a gente usufrua desses países que estão na nossa cidade. O que fazemos é abrir as portas e criar uma amizade com as embaixadas”, ressaltou a colaboradora do governo e idealizadora do programa, Márcia Rollemberg.

A atividade ocorreu na quadra esportiva, onde também houve apresentações de capoeira e da dança do boi-bumbá.

“Para mim também é uma oportunidade de conhecer como funciona o sistema escolar daqui e comparar com o do nosso país”, avaliou o embaixador da Sérvia no Brasil, Veljko Lazic, que estava acompanhado da embaixatriz, Olga Lazic. Ele apontou a iniciativa como fantástica e disse pensar em propor ação semelhante no país de origem.

[Olho texto=”O colégio recebeu uma placa de escola parceira do Embaixada de Portas Abertas, e a Embaixada da Sérvia, um certificado de instituição amiga do programa” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em breve discurso, Sarah Abrantes Santana, de 11 anos, demonstrou gratidão pela visita: “Amamos conhecer a Embaixada da Sérvia e agradecemos por vocês terem vindo na nossa escola”.

De acordo com a direção, o Centro Educacional Vargem Bonita atende cerca de 480 alunos, da educação infantil, do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos (EJA). A unidade ganhou um kit Criança Candanga, que contém, entre outros itens, cartazes para livre manifestação dos estudantes.

Os visitantes trocaram presentes com a comunidade escolar e também puderam levar para casa verduras cultivadas por produtores locais. O colégio recebeu uma placa de escola parceira do Embaixada de Portas Abertas, e a embaixada, um certificado de instituição amiga do programa.

O programa Embaixadas de Portas Abertas

O Embaixadas de Portas Abertas começou, como piloto, em 2015 e foi instituído oficialmente em 9 de agosto de 2017.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A iniciativa é uma parceria da Assessoria Internacional com a Secretaria de Educação e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) — que leva os alunos às embaixadas.

As atividades fazem parte do programa Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em Brasília.

Edição: Marina Mercante