18/04/2018 às 10:20, atualizado em 18/04/2018 às 10:37

Oficina mostra como usar recursos do programa Recupera Cerrado

Evento será nesta quinta (19), no Centro de Práticas Sustentáveis do Ibram, prédio totalmente ecológico construído como compensação ambiental

Por Da Agência Brasília, com informações do Ibram

O Centro de Práticas Sustentáveis, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), sediará nesta quinta-feira (19), às 8 horas, oficina sobre usos dos recursos do programa Recupera Cerrado, que está com edital aberto para projetos de recomposição florestal de áreas protegidas.

O objetivo é atrair entidades de todo o Distrito Federal para atuar na recuperação do bioma, principalmente em pequenos imóveis rurais nas Bacias do Descoberto e do São Bartolomeu, duas das mais importantes fontes hídricas da capital do País.

Essa é a primeira oficina para interessados em usar recursos do programa. O edital, lançado em 10 de abril pelo governador Rodrigo Rollemberg, assegura mais de R$ 1 milhão para projetos de recomposição florestal de áreas protegidas degradadas.

Os participantes receberão instruções sobre apresentação de propostas. Está prevista a presença de representantes de:

  • Instituições ligadas ao meio ambiente
  • Condomínios da região Leste do DF
  • Movimento Comunitário Jardim Botânico
  • Associações de produtores rurais

Os orientadores são especialistas da Secretaria do Meio Ambiente, do Ibram, da Fundação Banco do Brasil e do Serviço Florestal Brasileiro. Além das instruções, serão feitas simulações para preenchimento das propostas.

Os recursos são provenientes de compensação florestal da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap). Há previsão de ampliar as ações, na medida do sucesso do programa.

“A intenção é garantir a participação de todos os interessados”, resume o coordenador de Flora do Ibram, Alisson Neves.

O subsídio aos projetos abrangerá:

  • Aquisição de sementes, mudas, adubos, corretivos, arames e mourões
  • Práticas de controle da erosão para a conservação do solo
  • Pagamento de serviço de terceiros na implementação de técnicas de recomposição vegetal
  • Ações de mobilização e divulgação
  • Capacitação
  • Serviços técnicos relacionados à atividade produtiva
  • Beneficiamento e comercialização

Para concorrer, as entidades precisam ter, pelo menos, dois anos de existência. Também serão contemplados projetos de:

  • Gestão, assistência técnica e acompanhamento, construção, reforma ou ampliação em benfeitorias e instalação permanente
  • Aquisição de máquinas e equipamentos novos, móveis, utensílios e equipamentos de informática
  • Comunicação e software
  • Compra de veículos, caminhões e outros equipamentos ou insumos destinados a viabilizar recuperação dessas áreas, assim definidos

A definição será feita por grupo avaliador integrado pela pasta do Meio Ambiente, o Ibram, a Fundação Banco do Brasil e o Serviço Florestal Brasileiro.

Além de garantir a manutenção dos recursos naturais, o programa também tem como foco a segurança hídrica do DF a médio e longo prazos.

Um centro inovador para promover sustentabilidade

O Centro de Práticas Sustentáveis, que sediará o evento, fica no Setor Habitacional Mangueiral, às margens da DF-001. É um prédio construído com recursos de compensação ambiental, sob conceito arquitetônico moderno e sustentável.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

 

Os telhados são verdes (forrados com gramíneas) e com captação de água de chuva. As salas e galpões aproveitam o movimento dos ventos. Todas as calçadas foram feitas com entulhos de obras, como a do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. As madeiras são todas certificadas, e as estruturas utilizam bambu tratado.

No local, há viveiros de plantas do Cerrado e espaços voltados a eventos e práticas de educação ambiental, inovações e exposições de novas tecnologias, cursos de capacitação e outras atividades ligadas ao tema.

Com o centro, o instituto pretende também desenvolver parcerias com organizações sociais, instituições e outros entes para ações de conscientização sobre sustentabilidade. O prédio foi entregue ao Ibram no fim de março passado.