27/04/2018 às 15:51

Representantes da Embaixada de Omã conhecem a Escola Classe 52 de Taguatinga

Visita faz parte do programa Embaixadas de Portas Abertas. Estudantes buscaram apresentar um pouco da cultura do Brasil e da capital do País

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Em murais, cartazes, comidas e apresentações musicais, alunos da Escola Classe 52 de Taguatinga buscaram levar aos representantes da Embaixada de Omã em Brasília um pouco da cultura do Brasil e da capital do País.

Representantes da Embaixada de Omã visitaram nesta sexta-feira (27) a Escola Classe 52 de Taguatinga.

Representantes da Embaixada de Omã visitaram a Escola Classe 52 de Taguatinga nesta sexta-feira (27). Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A visita de autoridades do país árabe ocorreu na manhã desta sexta-feira (27) por meio do programa Embaixadas de Portas Abertas. Há duas semanas, um grupo de estudantes da unidade esteve na sede da representação diplomática de Omã.

“Foi maravilhoso lá, muito bom conhecer outras culturas”, disse a estudante do quinto ano Anna da Silva Sobrinha, de 10 anos, que recepcionou os visitantes. “Quando disseram que eles viriam, a gente ficou pensando ‘como assim eles vão vir na nossa escola? São pessoas importantes’”, contou, admirada. “Acho que eles gostaram”, emendou.

O colégio atende 370 alunos, do primeiro ao quinto ano. Além das apresentações, foram tocados os hinos de Omã, do Brasil e de Brasília.

Encarregado de negócios da Embaixada de Omã em Brasília, Said Ali Said Al Riyami agradeceu aos professores e estudantes pela recepção. “A gente sente como se vocês fossem um pouquinho nossos, porque a gente sentiu a alegria de vocês no dia em que nos visitaram.”

Os representantes da embaixada conheceram a escola e provaram comidas típicas, como arroz com baru e abacaxi em cubos grelhado na rapadura, além do tradicional brigadeiro.

A embaixada recebeu ainda um certificado de instituição amiga do Embaixada de Portas Abertas, e o colégio, uma placa de escola parceira do programa.

O programa Embaixadas de Portas Abertas

O Embaixadas de Portas Abertas começou, como piloto, em 2015 e foi instituído oficialmente em 9 de agosto de 2017.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A iniciativa é uma parceria da Assessoria Internacional com a Secretaria de Educação e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) — que leva os alunos às embaixadas.

As atividades fazem parte do programa Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em Brasília.

Edição: Marina Mercante