02/05/2018 às 10:22, atualizado em 02/05/2018 às 18:30

Servidores da Saúde tomam posse nesta quarta (2)

Entre os nomeados há técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, como o pediatra Lucas Nonato Nunes, de 34 anos. Cerimônia ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

A Secretaria de Saúde convocou 1.485 aprovados em concursos públicos (2014 e 2018) para tomar posse do cargo nesta quarta-feira (2). A cerimônia ocorreu nesta manhã no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Entre os nomeados que tomaram posse na cerimônia desta quarta-feira (2), está o pediatra Lucas Nonato Nunes

Entre os nomeados que tomaram posse na cerimônia desta quarta-feira (2) está o pediatra Lucas Nonato Nunes. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Entre os nomeados estão 767 técnicos de enfermagem, 256 enfermeiros e 295 médicos (108 deles pediatras). A contratação desses profissionais permitirá abrir cerca de 180 leitos hoje bloqueados por falta de pessoal.

Karla Luiza Ramos Oliveira, de 32 anos, que assinou a posse hoje para o cargo de técnica de enfermagem, diz que sua vida vai mudar. “Já trabalhei como enfermeira em dois hospitais privados e sou coordenadora de curso em uma escola. Aqui, vai ser importante principalmente pela questão da estabilidade, ainda mais com filho.”

Ela estava acompanhada do bebê, de 7 meses — José Elias de Queiroga Ramos — e da mãe, a servidora pública Cármen Luiza Ramos, de 60 anos.

Já para Vanessa Vêncio Frauzino Ramos, de 28 anos, a posse como enfermeira significa mais uma mudança de endereço.

A jovem nascida em Morrinhos (GO) fez faculdade em Goiânia e é concursada em Palmeira de Goiás. “Agora venho para Brasília, uma cidade maior e com mais condições de trabalho”, comemorou.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia nesta manhã. “Com a posse, ganham todos. Vocês, que há muito tempo esperavam por isso, e a população, que vai ter um atendimento melhor no sistema público de saúde”, disse.

Ele destacou as últimas transformações na saúde do DF: “definimos a Estratégia Saúde da Família como a única forma de cobertura de atenção primária, implementamos um novo e mais moderno modelo de gestão no Instituto Hospital de Base e vamos entregar o Bloco 2 do Hospital da Criança, com 202 novos leitos.”

A reabertura de leitos é a consequência mais importante dessas posses, segundo o secretário de Saúde, Humberto Fonseca. “Vamos poder reativar o serviço de pronto-atendimento de pediatria em Santa Maria. Isso vai melhorar o serviço no Hmib [Hospital Materno-Infantil de Brasília], que lota ao receber pacientes da Regional Sul de Saúde”, explicou.

Um dos pediatras empossados hoje é o baiano Lucas Nonato Nunes, de 34 anos. “Vai ser uma boa oportunidade trabalhar aqui. Sei que a rede pública precisa de pediatras, venho aqui para dar meu melhor”, disse.

Os novos servidores vão ser distribuídos por hospitais de todo o DF.

Leia o pronunciamento do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

Edição: Paula Oliveira