08/05/2018 às 10:40, atualizado em 08/05/2018 às 17:53

Entrega do térreo do Espaço Cultural Renato Russo está prevista para julho

Foram pagos aproximadamente 36% do valor total, de mais de R$ 6 milhões, para as obras de revitalização do ponto na 508 Sul

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

As obras no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, estão 35,79% executadas. A entrega do térreo está prevista para julho, e do restante, para agosto, segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

As obras no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, estão 35,79% executadas. A entrega do térreo está prevista para julho, e do restante, agosto, segundo a Novacap.

As obras no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, estão 35,79% executadas. A entrega do térreo está prevista para julho, e do restante, para agosto, segundo a Novacap. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Os trabalhos vão custar R$ 6.268.563,77, recursos provenientes do Banco do Brasil.

“Este é um espaço de formação dos artistas e da cultura da nossa cidade, e esperamos devolver para a população até o fim do semestre”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

Ele visitou o equipamento público na manhã desta terça-feira (8) com o objetivo de vistoriar os trabalhos, cobrar prazos e identificar possíveis problemas.

Estão sendo executadas as instalações elétricas e de incêndio, pintura e revestimento de pisos. As demolições necessárias para criação e ampliações de ambientes já foram quase concluídas. A rede hidráulica está 80% feita. As coberturas estão prontas.

Os trabalhos estão atrasados em um ano devido a mudanças no projeto. “Não previmos esse tipo de atraso, mas precisamos fazer adaptações para garantir a segurança da infraestrutura. Já resolvemos isso, e agora a obra segue no ritmo normal”, afirmou o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto.

“Trata-se de uma revitalização total, que vai permitir a volta dos espetáculos”, sintetizou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antonio Coimbra.

A reforma contempla intervenções como a reforma completa das salas multiuso, dos teatros (Galpão e Galpãozinho), da Biblioteca das Artes, do foyer e das estruturas do prédio (incluindo acessibilidade).

A secretária-adjunta de Cultura, Nanan Catalão, ressaltou que o local atenderá a novas demandas da sociedade, sem perder as características históricas. “Fizemos audiência e consulta pública on-line que confirmaram as diretrizes de uso e ocupação e a vocação original do espaço, um dos lugares de maior efervescência cultural de Brasília na década de 1990. Agora vamos investir na sua dinamização, voltada às várias linguagens.”

Bombeiro Amigo atende idosos em sete regiões do DF

Após a vistoria ao Espaço Cultural Renato Russo, Rollemberg foi para o clube do Corpo de Bombeiros Militar, no Setor de Clubes Esportivos Sul, para a confraternização de Dia das Mães em homenagem a mulheres idosas atendidas pelo programa Bombeiro Amigo.

Em 2018, a iniciativa teve a participação de 1.659 idosos de 7 regiões administrativas.

Os bombeiros promovem aulas de ginástica, artesanato, trabalho em horta, coral, informática e grupos terapêuticos. Recebem essa iniciativa: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Samambaia, Santa Maria e São Sebastião.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg na confraternização de Dia das Mães do programa Bombeiro Amigo.

Edição: Paula Oliveira