12/05/2018 às 09:04, atualizado em 14/05/2018 às 10:35

DF abre Dia D contra Influenza com olhar especial para crianças

Durante todo o sábado (12), 104 salas de vacina aplicarão exclusivamente a dose

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Neste sábado (12), até as 17 horas, 104 salas de vacina participam do Dia D contra a influenza. A expectativa é imunizar pelo menos 150 mil pessoas ao longo do dia e alcançar 80% do público-alvo.

Neste sábado (12), até as 17 horas, 104 salas de vacina participam do Dia D contra a influenza. A expectativa é imunizar hoje pelo menos 150 mil pessoas ao longo do do dia e alcançar 90% do público-alvo. Participaram do lançamento o secretário de Saúde, Humberto Fonseca,  o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, e o governador Rodrigo Rollemberg. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O lançamento do Dia D ocorreu nesta manhã na Clínica da Família 1, da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Nova Colina, em Sobradinho, com a presença do governador Rodrigo Rollemberg e do ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

O governo espera que mais crianças procurem a vacina, já que é o grupo mais vulnerável, mas com a menor porcentagem de imunização até agora.

“A gente espera chegar perto de 80% do público-alvo hoje. Fazemos especialmente um apelo às mães, para que tragam suas crianças porque a gripe pode ser evitada”, disse Rollemberg.

[Olho texto=”Meta é vacinar 150 mil pessoas dos grupos de riscos ao longo do Dia D, com prioridade para as crianças” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Marizete Silva, de 38 anos, era uma das primeiras da fila. Ela levou a filha Sarah, de 3 anos, para receber a dose. “Aproveitei o sábado, que é um dia mais tranquilo, e vim. Quanto antes, melhor.”

campanha começou em 23 de abril e terminará em 1º de junho. O objetivo é que, nesse período, 706.988 pessoas sejam vacinadas em todo o DF.

Secretário de Saúde, Humberto Fonseca, explicou que a campanha é nacional e o público-alvo é estabelecido em função do maior número de casos de gravidade pelos vírus influenza.

“A vacina cobre três vírus: H1N1, H3N2 e o B. Crianças abaixo de 5 anos, especialmente as que estão entre 6 meses e 1 ano, e os idosos acima de 60 anos são os mais vulneráveis a contrair formas graves da doença”, alertou o secretário.

Os postos abriram às 8 horas. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos de risco, que são:

  • Crianças abaixo de 5 anos
  • Idosos com mais de 60 anos
  • Gestantes
  • Puérperas
  • Pessoas com doenças crônicas
  • Profissionais de saúde
  • Professores
  • População indígena
  • Internos do sistema prisional
  • Jovens de 12 a 21 anos que estejam cumprindo medida socioeducativa
  • Trabalhadores do sistema socioeducativo e do sistema prisional

 No caso de quem tem doença crônica, é necessário levar uma indicação do profissional de saúde que indique a imunização.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As vacinas durante todo o sábado serão exclusivamente contra a influenza, que protege contra os três vírus com mais ocorrência durante o ano passado.

Na segunda-feira (14), a vacina volta a ser aplicada em 114 salas, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade da rede pública de saúde. A campanha começou em 23 de abril e terminará em 1º de junho. O objetivo é que, nesse período, 706.988 pessoas sejam imunizadas. 

Boletim epidemiológico

Em 2018, foram notificados 581 casos pela síndrome respiratória aguda no Distrito Federal, dos quais 50,6% foram positivos e 23,4% seguem em observação.

Até agora, foram registradas cinco mortes pela síndrome, entre as quais, três crianças menores de 1 ano, um idoso e um adulto.

Edição: Vannildo Mendes