14/05/2018 às 12:28, atualizado em 14/05/2018 às 14:00

Começam os rituais para a Festa do Divino de Planaltina

Cerca de 200 cavaleiros participaram da Alvorada da Folia, na manhã desta segunda (14). Grupo está reunido na Fazenda São Felipe e segue ainda hoje em direção à região administrativa, onde chegarão no sábado (19)

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Cerca de 200 cavaleiros, que seguem em cavalgada para a Festa do Divino de Planaltina, estão reunidos na Fazenda São Felipe, em Água Fria (GO), para o início dos rituais do festejo católico.

Cerca de 200 cavaleiros, que seguem em cavalgada para a Festa do Divino de Planaltina, estão reunidos na Fazenda São Felipe, em Água Fria (GO), para o início dos rituais do festejo católico.

Cerca de 200 cavaleiros, que seguem em cavalgada para a Festa do Divino de Planaltina, estão reunidos na Fazenda São Felipe, em Água Fria (GO), para o início dos rituais do festejo católico. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Eles chegaram ao local no domingo (13) para a Folia da Roça. Na manhã desta segunda (14), o grupo participou de uma missa no estilo sertanejo, com rimas e berrante, e celebrou a data com café da manhã.

Os fiéis seguem ainda hoje em direção a Planaltina. Pela programação, os cavaleiros chegam à região no sábado (19), quando ocorrerá a tradicional festa. Durante o percurso, eles se hospedam em fazendas que ficam no caminho.

Católico, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou das cerimônias desta manhã.

Patrimônio cultural imaterial do DF

Considerada patrimônio cultural imaterial do DF pelo Decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013, a Festa do Divino recorda a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas depois da Páscoa.

Segundo a Administração Regional de Planaltina, esta é a segunda maior celebração local da Igreja Católica — atrás apenas da Via-Sacra do Morro da Capelinha.