17/05/2018 às 21:34, atualizado em 18/05/2018 às 09:06

Polícia Militar inicia curso de formação para 114 futuros oficiais

A 22ª turma é composta por aprovados no concurso de 2017, inclusive praças que buscam promoção ao oficialato

Por Marcelo Nantes, da Agência Brasília

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) incorporou, nesta quinta-feira (17), a 22ª turma do curso de formação de oficiais, composta de 114 alunos. A solenidade ocorreu no pátio da Academia de Polícia Militar, com a presença do governador Rodrigo Rollemberg.

O governador Rollemberg participou da cerimônia da incorporação da 22ª Turma do Curso de Formação de Oficiais da PMDF

O governador Rollemberg participou da cerimônia da incorporação da 22ª turma do curso de formação de oficiais da PMDF. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A turma é integrada por aprovados no último concurso da PMDF, inclusive por praças – soldados, cabos e sargentos que já são da tropa. O curso é requisito para futuras promoções ao oficialato.

Segundo o governador, Brasília tem obtido expressiva redução na taxa de homicídio e outros crimes graças ao aumento de produtividade da corporação.

“Isso se deve ao trabalho da PMDF e demais forças de segurança pública da capital. Vocês já chegam aqui como os melhores, foram selecionados entre 14 mil concorrentes de todo o País”, destacou Rollemberg.

As atividades letivas tiveram início em 30 de abril, na academia. A formação tem duração de três anos, em período integral, com carga horária de mais de 3 mil horas-aula.

[Olho texto=”O curso é reconhecido pelo MEC como graduação de nível superior, com titulação de bacharelado em ciências policiais” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação como graduação de nível superior, com titulação de bacharelado em ciências policiais.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, a 22ª turma tem um importante compromisso com a corporação.

“Temos certeza de que essa turma contribuirá para a imagem que todos têm da corporação, uma unidade forte, saudável e com irrefutável missão de proteger os cidadãos de Brasília e de fazer o bem”, afirmou.

Dos alunos que iniciaram o curso, cerca de 50% foram aprovados no concurso público de 2017 e estão na primeira experiência com a carreira.

Um grupo de 32 é oriundo do quadro de praças da PMDF. Os demais são provenientes de outras forças de segurança pública civis e militares do DF e outras unidades federativas.

Ao longo do curso, os alunos receberão instruções sobre legislação da PMDF, direito e redação oficial, além de práticas de tiro, defesa pessoal e radiopatrulhamento.

Ao término, os formandos serão declarados aspirantes a oficial e, posteriormente, serão promovidos ao posto de 2º tenente da Polícia Militar do DF.

Edição: Vannildo Mendes