21/05/2018 às 10:05, atualizado em 21/05/2018 às 14:18

Cidades Limpas passa pela terceira vez por Taguatinga

Ações tiveram início antes mesmo do lançamento da 37ª edição do programa, nesta segunda-feira (21)

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Começou oficialmente nesta segunda-feira (21), em Taguatinga, a 37ª edição do programa Cidades Limpas. Essa é a terceira vez que a iniciativa passa pela região administrativa.

O Cidades Limpas ficará em Taguatinga por 3 semanas e contará com 268 trabalhadores. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O Cidades Limpas ficará em Taguatinga por 3 semanas e contará com 268 trabalhadores. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Com 268 trabalhadores de 18 órgãos do governo local, o programa desta vez vai, entre outras ações, revitalizar uma área na Entrequadra QNL 18/20, utilizada durante anos para descarte irregular de entulho. Serão utilizados 59 equipamentos, como tratores e caminhões.

A força-tarefa ficará em Taguatinga por três semanas e será dividida por etapas. Na primeira semana, as ações serão na QNH, QNG e Setor de Oficinas Norte. Na segunda, os locais beneficiados serão a QNL, a QNJ e parte da M Norte. Para finalizar os serviços, o mutirão será na QSD, QSF e Setor de Oficinas Sul.

“Se hoje Brasília é uma das cidades que mais reduziram de forma significativa os casos de dengue, de febre chikungunya e de zika vírus, grande parte disso é devido ao Cidades Limpas”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. Ele participou do lançamento na manhã desta segunda.

De acordo com o secretário das Cidades, coronel do Corpo de Bombeiros Hamilton Esteves Júnior, o programa ainda auxilia na melhoria da segurança pública. “Com o apoio também da população temos conseguido transformar a realidade das nossas cidades.”

A limpeza e o início das ações na QNL ocorreram antes mesmo da chegada do programa, no sábado (19). Coordenada pela Secretaria das Cidades, a iniciativa contou com o apoio da Administração Regional para construir um parquinho e um campo de futebol de areia, onde anteriormente era feito descarte de lixo.

O Cidades Limpas tem o objetivo de melhorar áreas públicas com ações como limpeza de boca de lobos, pintura de meios-fios, poda de árvores e recolhimento de entulho, além do combate ao mosquito Aedes aegypti.

Edição: Paula Oliveira