25/05/2018 às 17:43, atualizado em 28/05/2018 às 07:15

Caminhões com combustíveis serão escoltados até postos de abastecimento do DF

Medida foi anunciada na tarde desta sexta (25) para veículos que saem da base de distribuição da Petrobras no SIA

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

O governo de Brasília anunciou que vai escoltar caminhões que transportam combustíveis da base de distribuição da Petrobras no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) até os postos de abastecimento do Distrito Federal. A medida visa garantir também o abastecimento para a população.

O governador Rollemberg em reunião com gestores do governo para discutir medidas para amenizar efeitos da paralisação dos caminhoneiros.

O governador Rollemberg em reunião com gestores do governo para discutir medidas para amenizar efeitos da paralisação dos caminhoneiros. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

De acordo com o governador Rodrigo Rollemberg, que comunicou a determinação na tarde desta sexta-feira (25), além da segurança aos veículos, será mantido o diálogo com os manifestantes.

“A decisão principal é garantir que todos os caminhões-tanque que cheguem à distribuidora sejam abastecidos, e vamos escoltá-los até os postos para que a população possa abastecer”, afirmou à imprensa após reunião do gabinete integrado de acompanhamento. 

Rollemberg disse ainda que o Executivo local seguirá priorizando áreas essenciais, como saúde, segurança e limpeza, mas que, com essa medida, atenderá também a população.

Da noite de ontem até esta sexta-feira (25), 31 caminhões entraram na base de distribuição e foram escoltados até postos de abastecimento, segundo o governador.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nesta tarde, ele se reuniu com secretários de Estado, área jurídica, comandos das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e de órgãos de trânsito, Agência de Fiscalização (Agefis) e Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF).

Formado na quinta (24) para coordenar e articular as ações do governo local durante a paralisação dos serviços de transportes, o gabinete foi instituído oficialmente por meio de portaria, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta (25).

Saúde fecha unidades básicas e prioriza emergências

Diante da paralisação de caminhoneiros no País, que alcançou o quinto dia, a Secretaria de Saúde confirmou, no início desta tarde, intervenções para garantir estoque de medicamentos, materiais médico-hospitalares e insumos da rede pública no fim de semana.

Assim, de sábado (26) a segunda-feira (28), serão priorizados casos de urgência e emergência nos hospitais de todo o Distrito Federal.

Unidades básicas de saúde (UBS) ficarão fechadas, e as consultas ambulatoriais em hospitais e policlínicas estão suspensas. Cirurgias e procedimentos agendados para esses dias terão de ser remarcados.

Edição: Raquel Flores