27/05/2018 às 13:25, atualizado em 28/05/2018 às 12:21

Maioria dos serviços públicos no DF será mantida nesta segunda (28)

Ônibus circularão normalmente, e metrô terá horário ampliado. Por precaução, aulas seguirão suspensas. Gabinete que monitora efeitos da greve de caminhoneiros reuniu-se neste domingo (27)

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

A Campus Party Brasília foi adiada, com previsão para ocorrer de 27 de julho a 1º de julho. Além disso, 64 caminhões estão sendo escoltados neste domingo e não 50.

As medidas adotadas pelo governo de Brasília em decorrência da paralisação nacional de caminhoneiros permitirão que os serviços públicos sejam mantidos nesta segunda (28) e terça-feira (29). 

Em reunião do gabinete que monitora os efeitos da greve de caminhoneiros, neste domingo (27), governador informou que álcool anidro e GLP serão buscados em Minas Gerais

Em reunião do gabinete que monitora os efeitos da greve de caminhoneiros, neste domingo (27), governador informou que álcool anidro e GLP serão buscados em Minas Gerais. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A informação foi dada pelo governador Rodrigo Rollemberg em reunião com o gabinete integrado de acompanhamento na manhã deste domingo (27).

A prioridade do Executivo local agora é garantir o abastecimento de gás liquefeito de petróleo (GLP) — o gás de cozinha — e de álcool anidro, que é misturado à gasolina para baratear o combustível e reduzir a emissão de poluentes. 

Para isso, o governo solicitou o apoio do Exército Brasileiro para a escolta de 22 caminhões até Betim (MG), onde serão buscados esses produtos. 

Neste domingo, 64 caminhões estão sendo escoltados para os postos de combustíveis. Além disso, cinco veículos com GLP estão vindo de Catalão (GO), com escolta da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal.

Ações já tomadas pelo governo de Brasília para minimizar efeitos da greve dos caminhoneiros

Durante a reunião de hoje, também foram destacadas as ações já tomadas para minimizar os efeitos da crise de abastecimento.

[Olho texto=”O trabalho de escolta garantiu a chegada de 10 caminhões-tanque (o equivalente a 330 mil litros) ao Aeroporto Internacional de Brasília” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nesse sábado (26), foram feitas cerca de 200 escoltas de caminhões-tanque que transportaram combustível da base de distribuição da Petrobras, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), até os postos do Distrito Federal. Eles garantiram o fornecimento de 4,2 milhões de litros de combustível.

Também foram escoltados caminhões com sulfato de alumínio, composto usado no tratamento de esgoto pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), e com ração para alimentar suínos e aves.

O trabalho de escolta da Polícia Militar também garantiu ontem (26) a chegada de 10 caminhões-tanque (o equivalente a 330 mil litros) ao Aeroporto Internacional de Brasília.

Transporte funcionará normalmente, com reforço do metrô. Aulas seguem suspensas

Ainda no encontro deste domingo, ficou decidido que as aulas da rede pública seguem suspensas nesta segunda-feira (28). “Entendemos que ainda haverá a ausência de alunos e professores, o que pode atrapalhar o conteúdo pedagógico. Essas aulas serão repostas posteriormente sem prejuízo para os alunos”, informou Rollemberg.

As creches, por sua vez, poderão manter o serviço regular, uma vez que a alimentação e o transporte destinados a essas unidades não foram afetados pela greve.

[Olho texto=”Na área de saúde, será mantida a suspensão das atividades da atenção primária e das cirurgias eletivas para concentrar o atendimento na urgência e emergência” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os ônibus coletivos rodarão normalmente amanhã, já que, com o apoio da Polícia Militar, as empresas conseguiram abastecer os veículos. Para facilitar a vida dos passageiros, o metrô de Brasília vai operar uma hora a mais de manhã e à tarde, nos horários de pico.

Na área de saúde, será mantida a suspensão das atividades da atenção primária e das cirurgias eletivas para concentrar o atendimento na urgência e emergência.

O governador de Brasília ainda recomendou às Secretarias de Economia e da Agricultura que façam reunião com empresários para saber a necessidade de abastecimento, especialmente na área do atacado, de produtos essenciais à população.

Formado na quinta (24) para coordenar e articular as ações do governo local durante a paralisação dos serviços de transportes, o gabinete integrado de acompanhamento foi instituído oficialmente por meio de portaria, publicada no Diário Oficial do DF de sexta (25).

Campus Party é adiada

A edição de Brasília da Campus Party, feira de tecnologia prevista para ocorrer entre 30 de maio e 3 de junho, foi adiada para possivelmente de 27 de junho a 1o de julho em função da retenção de equipamentos em rodovias federais em outras unidades federativas e das dificuldades do tráfego aéreo nacional.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=””]

Edição: Marina Mercante