28/05/2018 às 11:34

Oficina do Ibram discutirá gestão compartilhada do Bosque dos Tribunais

Encontro comunitário será em 30 de maio para avaliar e colher sugestões sobre o plano de manejo do novo parque

Por Da Agência Brasília, com informações do Ibram

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) promoverá, em 30 de maio, nova oficina de planejamento participativo (OPP), encontro comunitário para debater sugestões sobre o plano de manejo das unidades de conservação.

Dessa vez, as discussões abordarão a implementação do Parque Bosque dos Tribunais, no Setor de Administração Federal Sul. O encontro será no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ), das 14 às 18 horas.

A proposta é de gestão compartilhada do parque, com base em acordo de cooperação técnica entre o Ibram, a Secretaria de Gestão do Território e Habitação, o STJ e os Tribunais Superiores Eleitoral (TSE) e do Trabalho (TST).

Esses órgãos poderão administrar, reformar e fazer obras de infraestrutura, segundo os termos da parceria, formalizada em fevereiro pelo governador Rodrigo Rollemberg e os presidentes dos tribunais superiores sediados em Brasília.

[Olho texto=”Desde o ano passado, o Bosque dos Tribunais já recebeu o plantio de 2,5 mil mudas nativas do Cerrado, entre as quais ipês e jacarandás” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Situado em espaço urbano com muitos prédios públicos e privados, o Bosque dos Tribunais será uma área de lazer para servidores e a população em geral.

Desde o ano passado, o novo parque já recebeu o plantio de 2,5 mil mudas nativas do Cerrado, entre as quais ipês e jacarandás. Agora, aguarda a contribuição popular para o seu plano de manejo.

Parque Bernardo Sayão

A última oficina do Ibram ocorreu em 19 de maio, no anfiteatro do Parque Ecológico Dom Bosco. Pelo menos 50 participantes conheceram aspectos da fauna e flora da região e o plano de manejo do Parque Ecológico Bernardo Sayão, entre o Lago Sul e o Jardim Botânico.

Além do encontro, conduzido por servidores de várias áreas, o instituto decidiu manter aberto o canal para colaborações da comunidade.

As sugestões para o documento serão recebidas até 8 de junho pelo e-mail ibram.gecco@gmail.com. Para conhecer as propostas de plano de manejo dos dois parques, basta acessar os seguintes links:

Plano de Manejo do Parque Bosque dos Tribunais

Plano de Manejo do Parque Ecológico Bernardo Sayão